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74% dos brasileiros afirmam ser consumidores conscientes

Pesquisa da CNI mostra valorização de práticas mais sustentáveis na produção e hábitos como reciclagem e redução de desperdícios

consumo consciente pesquisa
Foto: Reprodução | Retratos da Sociedade: Hábitos sustentáveis e consumo consciente

Com a chegada da Black Friday, o consumo ganha destaque, bem como a necessidade de um olhar mais crítico para as escolhas e hábitos da população. Para analisar como brasileiros e brasileiras estão se posicionando neste cenário, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) realizou a pesquisa Retratos da Sociedade: Hábitos sustentáveis e consumo consciente.

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Realizada com o Instituto FSB Pesquisa, a pesquisa entrevistou, face-a-face, 2.019 pessoas com idade a partir de 16 anos nas 27 unidades da Federação. E os resultados mostram que a preocupação com o meio ambiente tem se refletido nos hábitos de consumo e no comportamento dos brasileiros.

De acordo com a pesquisa, 74% dos ouvidos adotam hábitos sustentáveis, sendo que 30% dizem que sempre adotam esse hábito e 44% afirmam que às vezes o fazem. Quando avaliada a percepção dos entrevistados com relação às pessoas que residem em seu estado, no entanto, os números foram diferentes. Para eles, apenas 32% da população de seu estado adotam hábitos ambientalmente sustentáveis, sendo que apenas 7% adotariam esse hábito sempre.

lei americana desmatamento
Foto: iStock

“A preocupação com o meio ambiente, com o ciclo de vida dos materiais e com a conservação dos recursos naturais é um desafio a ser enfrentado por toda a sociedade. A adoção de práticas sustentáveis tem sido, felizmente, cada vez mais adotada tanto por empresas quanto pela população, o que é um passo relevante para avançarmos rumo a uma economia com menores emissões de gases de efeito estufa. A indústria brasileira tem buscado caminhos para produção e hábitos mais sustentáveis. É um caminho sem volta”, afirmou o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade.

A crescente preocupação das pessoas com o meio ambiente também se mostra quando vão às compras. A forma em que são produzidos os bens que consomem tem influenciado a escolha por marcas que adotam práticas mais sustentáveis. Segundo a pesquisa, metade dos consumidores verifica se o produto foi produzido de forma ambientalmente sustentável, sendo 24% sempre e 26% na maioria das vezes. Na edição de 2019 da pesquisa, 19% afirmaram que sempre verificam essa informação e outros 19% o faziam às vezes.

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Renda garante possibilidade de escolha

Mais do que querer, é preciso poder fazer escolhas por produtos mais sustentáveis, como os orgânicos produzidos sem agrotóxicos e sem fertilizantes químicos. Quase quatro em cada dez brasileiros (38%) estão dispostos a pagar mais por produtos orgânicos,– parcela semelhante dos 36% verificados na pesquisa de 2019.

agricultura orgânica
Foto: iStock by Getty Images

Mas, existe uma variação significativa entre aquelas pessoas que  efetivamente compram orgânicos: 53% entre aqueles com renda acima de cinco salários-mínimos e 28% na faixa que ganha até um salário-mínimo.

Quando o tema é o consumo de produtos que adotam procedimentos para que os animais vivam de forma mais próxima ao natural ou que diminuam seu sofrimento, 38% disseram estar dispostos a gastar mais em relação a produtos similares que não adotam as mesmas práticas – em 2019, eram 37% dos entrevistados.

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Apesar da procura por produtos ambientalmente sustentáveis e da crescente preocupação da população com as boas práticas na produção, a pesquisa mostra haver certa dificuldade para encontrá-los nas prateleiras. Para dois terços dos entrevistados, os produtos feitos com práticas mais sustentáveis dificilmente são encontrados nas lojas, enquanto 26% afirmam conseguir ter acesso a eles com facilidade.

Separação para reciclagem aumenta

reciclagem
Foto: Reprodução | Retratos da Sociedade: Hábitos sustentáveis e consumo consciente

Praticamente sete em cada dez brasileiros (69%) costumam separar materiais para reciclagem – outros 31% afirmaram que não. A parcela que adota essa prática em 2022 é maior que em pesquisas anteriores. Em 2019, 55% dos entrevistados destinavam materiais para reciclagem, na edição de 2013, essa parcela era de 47%. Os materiais que o brasileiro mais separa para ser reprocessados são plásticos em geral, incluindo garrafas PET, citados por 76% dos ouvidos, seguido de alumínio (56%), papel/papelão/jornal (53%) e vidro (47%).

Em relação às edições anteriores, houve uma queda sensível na parcela da população que mistura o lixo eletrônico com o restante dos resíduos. Em 2013, 21% dos ouvidos disseram que não faziam essa separação, caindo para 12%, em 2019, e para 9%, em 2022.

Sobre as principais dificuldades para a adoção da reciclagem, o principal motivo apontado foi a falta de costume ou o esquecimento de separar, citado por 32% dos entrevistados. Na sequência, com 18% das respostas, aparece a falta de coleta seletiva na rua, bairro ou cidade da pessoa ouvida pela pesquisa.

“Esse é um problema estrutural de nossas cidades, mas os dados indicam alguma melhora, já que na pesquisa anterior, de 2019, 25% dos ouvidos citarem o problema de falta de coleta seletiva entre as principais dificuldades para a adoção de reciclagem. Precisamos avançar com as políticas públicas voltadas a ações mais sustentáveis”, analisa Mônica Messenberg, diretora de Relações Institucionais da CNI.

Apesar da identificação de um aumento na taxa de separação de resíduos por parte da população, o índice de reciclagem efetiva de materiais no Brasil segue extremamente baixo. De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), apenas 4% dos resíduos sólidos que poderiam ser reciclados são enviados para este processo.

Dia de Sobrecarga da Terra
Foto: iStock

Temos um longo caminho a percorrer. Países de desenvolvimento econômico similar, como Chile ou Turquia, reciclam cerca de 16% dos seus resíduos, segundo dados da International Solid Waste Association (ISWA). Em países desenvolvidos este índice é anda maior – na Alemanha, chega a 67%.

Combate ao desperdício de água e comida

A pesquisa abordou também a preocupação dos brasileiros em relação ao desperdício de água e em reutilizar o recurso. Ao todo, sete em cada dez brasileiros dizem que procuram sempre evitar o desperdício de água, enquanto 20% afirmam o fazer a maioria das vezes. Mais da metade dos entrevistados (53%) disseram que o reaproveitamento de água é um hábito frequente e, para 20%, a prática é adotada às vezes.

O desperdício de alimentos também foi avaliado. Segundo a pesquisa, 73% dos brasileiros buscam sempre evitar o desperdício de alimentos, enquanto 16% dos ouvidos buscam na maioria das vezes.

desperdício de alimentos
Foto: Pixabay

Em relação a gastos desnecessários de energia, 65% dos entrevistados sempre adotam medidas para evitar o desperdício e outros 21% apontaram que essa é uma prática a qual recorrem a maioria das vezes. A reutilização de embalagens de produtos é outra prática comum: 46% dizem sempre reaproveitá-las, enquanto outros 22% o fazem às vezes.

Metodologia

A pesquisa Retratos da Sociedade: Hábitos sustentáveis e consumo consciente realizou entrevistas entre 8 e 12 de outubro de 2022. A margem de é de 2pp, com intervalo de confiança de 95%.

Para acessar a pesquisa completa, clique AQUI.

consumo consciente
Foto: Reprodução | Retratos da Sociedade: Hábitos sustentáveis e consumo consciente