plataforma propósito produtos impacto social e ambiental
Consumidor pode escolher produto pela finalidade ou causa que quer apoiar. Foto: Reprodução | Propósito

O consumo consciente passa pela escolha de marcas e produtos que com impacto ambiental e social positivos. Mais do que escolher itens que não causem tanto dano ao meio ambiente, é possível optar por aqueles que revertem parte da sua venda para causas sociais ou representem um estilo de vida que acreditamos ser bom, para a gente e para o planeta.

Assim, o momento da compra pode ser transformado em uma oportunidade de apoiar as causas com as quais a gente se identifica, ou que tenham a ver com a pessoa que iremos presentear.

E foi justamente de um momento assim que surgiu a ideia da plataforma Propósito. Quando quiseram presentear um amigo com um produto que unisse consciência social e ambiental, Ricardo Mastroti e Mauro Palacios, perceberam que a tarefa não era fácil. Existem centenas de projetos e empresas espalhados pelo Brasil que os produzem, porém não havia um lugar que os reunisse e mostrassem seus diferenciais.

Foi então que os dois tiveram a ideia de criar a plataforma de curadoria proposito.com.vc. Lançada ao final de 2020, a iniciativa reúne e oferece descontos em diversos tipos de produtos, que trazem em comum uma preocupação que vai além da venda e consumo..

A curadoria dos parceiros e produtos é realizada pelos sócios que têm uma série de conversas com as empresas e negócios antes de os incluírem no site. Por meio dessa proximidade, eles pretendem garantir que só produtos com propósitos e preocupações sociais e ambientais verdadeiras estejam disponíveis.

Os itens podem ser pesquisados por categoria de produto ou pelo impacto que tem na sociedade, como redução da pegada ecológica, inclusão social, ressocialização, agricultura urbana, economia circular, geração de renda, negócio social, valorização da arte, cultura e saberes locais, entre outras. 

Reprodução – www.proposito.com.br

Mastroti atuava há alguns anos em empresas e com consultorias relacionadas à sustentabilidade. Palacios, por sua vez, é especialista em marketing digital. A união desses dois conhecimentos ajudou a iniciativa ser viabilizada em poucos meses com o lançamento antes do natal de 2020.

“Nosso principal diferencial é a curadoria. Queremos reunir ali apenas produtos que tenham um propósito verdadeiro, que ajudem a construir um mundo melhor. E nosso objetivo, neste momento, não é ganhar dinheiro, mas sim, ser uma ponte entre essas iniciativas e potenciais consumidores” explica Mastroti.