- Publicidade -

Dispositivo eletrifica qualquer bike em menos de 30 segundos

Equipamento portátil é capaz de transformar bicicleta comum em bike elétrica

dispositivo bike
O modelo foi desenvolvido para ser compatível com qualquer bicicleta urbana. | Foto: LIVALL

Um dispositivo portátil capaz de converter qualquer bicicleta comum, seja velha ou nova, em uma bicicleta elétrica é a proposta do kit PikaBoost. Desenvolvido pela empresa norte-americana Livall, o produto oferece instalação simples sem uso de ferramentas.

- Publicidade -

O kit de conversão é composto por um motor elétrico de 250 Watts, uma bateria com capacidade de 234 Watts/hora e autonomia de 30 quilômetros. Essa capacidade é parcialmente alcançada graças a um sistema regenerativo inteligente que recupera automaticamente a energia conforme você pedala ladeira abaixo.

Pensando somente três quilos, o dispositivo pode ser encaixado entre o canote de selim e a roda traseira em menos de 30 segundos. O produto é do tipo “plug and play”, ou seja, não há sistemas a serem configurados, basta ligar e usar.

dispositivo bike
O dispositivo pode ser encaixado entre o canote de selim e a roda traseira. | Foto: LIVALL

Além da praticidade na instalação, com apenas 33 centímetros de comprimento, o dispositivo cabe facilmente em uma mochila quando não estiver sendo usado. Além disso, permite que seja instalado eventualmente em bicicletas compartilhadas, ajudando sobretudo nas subidas. O modelo foi desenvolvido para ser compatível com qualquer bicicleta urbana.

Para quem não vive sem dispositivos eletrônicos, o produto ainda possui uma saída USB para carregar aparelhos – o que também pode ser uma boa alternativa em cicloviagens. O dispositivo pode ser recarregado em cerca de três horas, ligando-o à rede elétrica.

- Publicidade -
dispositivo bike
Com saída USB, produto carrega dispositivos eletrônicos. | Foto: LIVALL

Outra tecnologia inclusa é uma placa de circuito que calcula e ajusta automaticamente o motor com base na frequência de pedalada do ciclista, isso mantém a velocidade da pedalada sob controle. Há três modos de auxílio proporcionados pelo conversor: O Cruise (que mantém a velocidade introduzida nas pedaladas), o Roll (voltado para crianças, idosos e pessoas com baixa resistência – ajuda sobretudo em subidas) e o Exercise (que força os ciclista a pedalar mais e consequentemente a se exercitar com mais vigor).

dispositivo bike
O sistema possui detecção de queda. | Foto: LIVALL

O sistema também possui detecção de queda por meio de seus acelerômetros e giroscópios, desligando a energia quando a bicicleta se inclina em um ângulo superior a 45 graus. Há também detecção de deslizamento que reconhece quando há perda de tração entre os pneus e a estrada e desliga o motor em resposta.

dispositivo bike
Recursos adicionais trazem distância percorrida. | Foto: LIVALL

Por fim, o dispositivo possui luz traseira que pode ser acionada em passeios noturnos e tecnologia Bluetooth em que o ciclista pode conectar-se ao aplicativo da empresa para acessar recursos que incluem uma trava antifurto e rastreamento de informações como distância percorrida e carga.

- Publicidade -
dispositivo bike
Foto: LIVALL