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Gol vai reciclar 200% dos resíduos gerados nos seus aviões

Companhia anunciou metas de sustentabilidade para neutralização de CO2 até 2050 e apresentou avião temático #MeuVooCompensa, menos poluente

GOL sustentabilidade
A aeronave temática #MeuVooCompensa, da GOL foi apresentada na GOL Aerotech Confins. Foto: Jackson Romanelli | Divulgação GOL

Na última segunda-feira, 18 de setembro, a A GOL Linhas Aérea apresentou sua nova aeronave temática, #MeuVooCompensa, substituindo o laranja da companhia pelo verde. A escolha da cor vem de encontro com o anúncio das iniciativas ambientais e iniciativas ligadas à sustentabilidade, anunciadas no mesmo dia, em evento no no Aerotech, em Confins (CNF), onde fica o angar e o Centro de Manutenção da empresa.

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O nome da aeronave vem da campanha #MeuVooCompensa, lançada em junho de 2021, fruto de uma parceria entre a GOL e a climatech Moss. A iniciativa oferece aos passageiros e passageiras a possibilidade de compensar voluntariamente a pegada de carbono individual gerada em suas viagens. Pioneira na América Latina, a campanha já compensou 15,4 mil toneladas de CO2 de maneira voluntária pelos Clientes, nas rotas carbono neutro da GOL (Recife-Fernando de Noronha e Congonhas-Bonito) e em ações pontuais de compensação.

“Esse montante equivale a 3.856 hectares de floresta nativa conservados por um ano, ou a 2.217.562 árvores preservadas por um ano, ou ainda à manutenção de 4.674 campos de futebol FIFA de natureza nativa”, pontou André Cruz, Chief Operating Officer (COO) da GOL.

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O interior da aeronava traz informações sobre a compensação de CO2. Foto: Natasha Olsen

A nova aeronave traz ilustrações e informações para incentivar que clientes sigam compensando as emissões de CO2 que corresponde à pegada individual em cada viagem. Além disso, tem imagens que remetem ao compromisso assumido pela GOL de reciclar 200% dos resíduos recicláveis descartados a bordo de todos os seus voos – a estimativa é que mais de mil toneladas de material sejam recicladas anualmente.

Para cada embalagem plástica, de papel, vidro ou alumínio descartada a bordo, a Companhia compensará com a reciclagem de outras 2 (duas) embalagens, muito acima dos 22% de reciclagem exigidos pela legislação brasileira. Para esta operação, a GOL conta com a parceria com a eureciclo, negócio de impacto socioambiental e aplicação de logística reversa que, junto às empresas e sociedade, busca elevar as taxas de reciclagem e gerar valor e profissionalização aos agentes da cadeia.

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reciclagem GOL
Todas as bandejas junto receberam adesivagem que aborda a parceria entre a GOL e a eureciclo, para a compensação de 200% dos resíduos recicláveis descartados a bordo, e outros temas ligados à sustentabilidade. Foto: Nereu Jr | Divulgação GOL

“A GOL decidiu que não quer cumprir a lei, reciclando 22%, não quer a neutralidade de 100%, a empresa quer fazer a regeneração. Para cada resíduo de plástico, papel, vidro ou metal, que é descartado num voo, a GOL vai compensar o dobro disso, 200%. É essa lógica regenerativa: quero fazer mais do que eu estou impactando”, conta Marcos Matos, cofundador da eureciclo. “O sorriso que a GOL passa a estampar em suas aeronaves é resultado desse compromisso que, além de reciclar, contribui para elevar as taxas de reciclagem e melhorar a qualidade de vida da população”.

Consciente de que a reciclagem é parte da solução de uma gestão de resíduos positiva, o gerente de ESG da Companhia, Felipe Sobrinho, disse que a GOL está trabalhando para encontrar soluções que ajudem a reduzir o volume de resíduos gerado nas aeronaves, bem como substituir os itens descartáveis, em especial os feitos de plástico.

Avião verde

avião verde GOL
Detalhe da pintura manual externa que personalizou o Boeing 737 MAX da GOL – um trabalho executado na GOL Aerotech Confins. Foto: Nereu Jr. | Divulgação GOL

A nova aeronave temática da GOL é um modelo mais sustentável: o Boeing 737 – MAX 8 faz parte do processo de renovação da frota de aviões da companhia e consome 15% a menos de combustível, além de emitir 16% menos CO2 e 40% menos de ruído.

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“O lançamento da aeronave fortalece e divulga o nosso compromisso com a sustentabilidade, ao mesmo tempo que convida a todos para se engajarem neste propósito. Em 2021, quando apresentamos a campanha #MeuVooCompensa, com a inédita neutralização individual e voluntária de carbono para clientes, assumimos o desafio de buscar e compartilhar o conhecimento com toda a sociedade, pois acreditamos que somente com a responsabilidade compartilhada teremos novos tempos para a Terra. Seguimos firme no caminho escolhido e hoje anunciamos novas iniciativas desta frente, agora também envolvendo a compensação dos resíduos recicláveis gerados a bordo”, afirmou Celso Ferrer, CEO da GOL.

A aeronave #MeuVooCompensa foi pintada manualmente pela equipe do centro de manutenção de aviões da GOL, um trabalho que levou 9 dias para a pintura externa e para a adesivagem das bandejas e dos bins, na cabine. No total, 44 colaboradores das áreas de Pintura, Engenharia de Estruturas e Oficina de Comunicação Visual se envolveram no trabalho.

Mais sustentável, leve e duradoura do que uma adesivagem, a pintura externa empresta longevidade ao MAX verde: tem permanência média 10 anos, permitindo que nesse período ele se desloque por entre a grande maioria das bases nacionais e internacionais da GOL, uma vez que possui configuração compatível com voos para o exterior.

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O voo inaugural do avião #MeuVooCompensa foi entre Belo Horizonte e São Paulo. Foto: Natasha Olsen

A GOL possui 39 aeronaves Boeing 737 MAX 8 no Brasil, todas em operação, com previsão de chegar a 75 – metade da sua frota – até o final de 2025. Desde 2019, a GOL já ultrapassou 240.000 horas de voo com as aeronaves MAX, propiciando a economia de 115,2 milhões de litros de combustível de aviação e a redução de 364,032 mil toneladas na emissão de GEEs.

Como compensar o carbono de uma viagem?

A compensação de carbono em voos nacionais e internacionais da GOL, disponível desde 5 de junho de 2021, é realizada por meio do MCO2, o primeiro token verde totalmente global registrado em blockchain, criado pela Moss. O valor gerado pela transação do token destina-se a neutralizar a emissão de CO2 a partir do apoio a projetos ambientais certificados com atuação na Amazônia.

Desde o início deste ano a GOL possibilita que seus Clientes voem já com a pegada de carbono compensada. Para isso, a compensação é feita durante o ato da compra da passagem. Outras opções de neutralização do CO2 continuam vigentes, o que torna possível compensar também trechos já comprados ou voados. Todas elas dão direito a um certificado de compensação individual.

compensação carbono GOL
Foto: GOL Linhas Aéreas

Como segunda opção, após a compra da passagem aérea, o passageiro é convidado via e-mail a neutralizar voluntariamente o CO2 emitido pelo seu voo. Como terceira alternativa, o passageiro pode entrar a qualquer momento no site da GOL, buscar por “Sustentabilidade” e em seguida clicar em “Calcule sua Pegada”: ele encontra uma calculadora, desenvolvida pela GOL+Moss, capaz de calcular em tonelada (tCO2e) a quantidade de carbono emitida pelos voos, com o respectivo custo de neutralização exibido em reais. Esse olhar empático para o planeta é bastante acessível: compensar um voo como Congonhas-Santos Dumont sai mais em conta do que um café.

Ainda em 2021, em setembro, a GOL criou a primeira rota 100% carbono neutro do Brasil, Recife-Fernando de Noronha-Recife (atualmente suspensa por conta de obras de manutenção da pista do aeroporto de FEN). Em dezembro do mesmo ano, foi a vez de instituir a inédita Congonhas-Bonito-Congonhas como a segunda rota brasileira 100% carbono neutro, que já nasceu sustentável.

As duas rotas carbono neutro tem como destinos paraísos naturais que atraem turistas e reforçam a necessidade de preservação dos ecossistemas brasileiros. Nestas rotas, a GOL e a Moss assumem a compensação total de carbono dos voos, sem nenhum custo adicional a quem voa, mas com um convite para a neutralização voluntária dos demais trechos que compõem sua viagem.

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A aeronave temática #MeuVooCompensa foi adesivada internamente – bins e bandejas – na GOL Aerotech Confins. Foto: Jackson Romanelli | Divulgação GOL

“Estamos muito contentes em fazer parte da jornada sustentável da GOL desde 2021, apoiando a empresa e seus clientes na compensação das emissões de CO2 provenientes de trechos voados para diversas regiões do Brasil e ao exterior. Essas iniciativas colaboram diretamente com a conscientização da sociedade, que poderá perceber a compensação de CO2 como uma atitude simples e acessível para todos”, comentou Luis Adaime, fundador e CEO da Moss.

Balanço líquido zero de carbono até 2050

A GOL foi a primeira Companhia Aérea do Brasil a se comprometer, no segundo trimestre de 2021, com o balanço líquido zero de carbono até 2050. Para atingir essa meta, a Companhia se apoia em 4 pilares:

  • 15% da redução do CO2 virá com a utilização de aeronaves tecnologicamente mais avançadas que propiciam menor consumo e emissão de CO² – caso do Boeing 737 MAX, que já representa hoje cerca de 30% da frota da GOL;
  • 3% da neutralização será alcançado por meio de melhorias operacionais contínuas, como otimização do espaço aéreo e das operações em solo;
  • 18% da compensação deve acontecer com medidas baseadas no mercado, como a compensação voluntária de carbono pelos clientes;
  • 64% da redução das emissões estão relacionados ao uso de combustível sustentável SAF (Sustainable Aviation Fuel)
GOL sustentabilidade
Da esquerda para a direita, André Cruz, Chief Operating Officer (COO) da GOL, Andrea Piagentini, gerente de Marketing do Grupo GOL Smiles, Felipe Sobrinho, gerente de ESG da GOL, Cristiane Calixto, Chief Compliance Officer (CCO) da Moss, e Marcos Matos, cofundador da eureciclo. Foto: Nereu Jr | Divulgação GOL

Combustível sustentável

Segundo André Cruz, o mais importante desafio para que a indústria da aviação se torne mais sustentável é a construção de um marco regulatório no Brasil que permita a produção de SAF, da sigla Sustainable Aviation Fuel, ou combustível sustentável para a aviação, em português. Segundo o executivo, as políticas públicas serão as impulsionadoras dessa produção, sem gerar distorções mercadológicas, garantindo previsibilidade e estabilidade de mercado para os produtores, assim como uma proteção ao consumidor final de não pagar qualquer preço pelo biocombustível.

No próximo mês de outubro, a GOL irá comemorar os 10 anos do primeiro voo comercial movido a biocombustível no Brasil, realizado de forma pioneira pela Companhia em 23/10/2013 na rota São Paulo-Brasília. Ao todo, a empresa já operou mais de 360 voos com bioquerosene.

Em março deste ano, a GOL anunciou ter conquistado o Estágio 2 da certificação IEnvA (IATA Environmental Assessment, ou Avaliação Ambiental IATA), a comprovação de que o Sistema de Gestão Ambiental da empresa foi implementado e validado, inclusive com o total envolvimento de sua Governança. A Companhia é a única brasileira em um seleto grupo de 10 companhias aéreas mundiais titulares da IEnvA Estágio 2.

Para mais informações sobre as iniciativas ESG da GOL, acesse o Relatório de Sustentabilidade da companhia.

GOL reciclagem
Nossa editora Natasha Olsen esteve no primeiro voo da aeronave #MeuVooCompensa. Foto: Arquivo Pessoal