- Publicidade -

Livro traz informações inéditas sobre produtos de abelhas nativas

Dedicado aos criadores e criadoras de abelhas, publicação compartilha conhecimento sobre as abelhas nativas e seu manejo sustentável

abelha nativa sem ferrão uruçu amarela
Abelha Uruçu Amarela. Foto: Gabriel Vilas-Bôas

Além de produzir mel e outros produtos, as abelhas são polinizadoras fundamentais para a agricultura e para o equilíbrio dos ecossistemas. As abelhas nativas em especial são fundamentais para garantir a manutenção de plantas típicas de cada região, já que estão adaptadas ao clima local e têm preferência por estas espécies da fauna. Felizmente, a criação de abelhas nativas sem ferrão tem se tornado cada vez mais popular entre criadores, empreendedores ou mesmo entre quem quer atrair a biodiversidade para o seu ambiente.

- Publicidade -

E agora a meliponicultura pode ficar ainda mais fácil e eficiente. Para garantir o acesso à informações informações técnicas que contribuam para da criação de abelhas e seus produtos, o livro “Produtos das abelhas nativas: características, técnicas e aplicações” foi escrito por Fábio Menna, Marcelo de Podestá e Jerônimo Villas-Bôas, a publicação traz resultados inéditos de pesquisas coordenadas pelo Projeto Verde Mel, entre janeiro de 2021 e novembro de 2022.

mel de abelha sem ferrão
Mel de abelhas nativas sem ferrão. Foto: Gabriel Vilas-Bôas

Com a participação de parceiros como o Senai-SP, a Unifesp e o Centro de Nutrição Funcional VP, as pesquisas desvendaram informações sobre a fermentação do mel, um processo pouco conhecido pela ciência, a composição nutricional e técnicas de beneficiamento, ampliando os horizontes de aplicação dos produtos.

Ao mesmo tempo, oferece aos apaixonados por abelhas, e consumidores de seus produtos, histórias e informações sobre o fascinante universo do mel, do pólen, da cera e do própolis das abelhas nativas.

livro criação de abelhas sem ferrão
Foto: ATA

“Em um universo como o das abelhas nativas e seus produtos, onde ainda há tanto para descobrir, é uma grande satisfação poder compartilhar resultados do trabalho que há anos nos dedicamos. Ainda mais envolvendo essa valiosa rede de produtores e colaboradores”, diz o pesquisador Fábio Menna, cofundador da Reenvolver e um dos autores do livro.

- Publicidade -

Com projeto gráfico do designer Teo Menna e fotos de Gabriel Villas-Bôas, o livro compõe o segundo volume da “Série Sem Ferrão”, editada pelo Instituto Atá, que já lançou em 2022 “67 receitas com mel de abelhas nativas”. Ao todo, 18 espécies de abelhas sem ferrão, de todas as regiões e biomas do Brasil, foram contempladas nas pesquisas. Estas espécies foram selecionadas com base na relevância cultural que representam nas diferentes regiões do país.

abelha sem ferrão uruçu
Foto: Gabriel Vilas-Bôas

A publicação é o resultado do Projeto Verde Mel, iniciativa decorrente da parceria do Instituto Atá com a Sylvamo, com a Associação Ambientalista Copaíba e com a Reenvolver. O livro está à venda pelo site do Instituto Atá pelo valor de R$60,00.

Conheça os autores

  • Fábio Menna é psicólogo, músico e pesquisador de técnicas de cultivo e transformação de alimentos. Defensor de sistemas agroecológicos de produção e especialista em métodos de fermentação. Produtor rural à frente da Fazenda Silvestre, na Serra da Mantiqueira, onde cultiva frutas orgânicas certificadas desde 2011. Cofundador da Reenvolver: biodiversidade na mesa, empresa com a missão de fortalecer cadeias de valor de produtos da sociobiodiversidade.
mel de abelhas nativas sem ferrão
Foto: Gabriel Vilas-Bôas
  • Marcelo de Podestá é designer e pesquisador. Dedica-se a projetos de comunicação e editoriais com foco nas temáticas da sociobiodiversidade brasileira, gastronomia, história da alimentação, cultura e comunidades tradicionais. Membro da Associação Slow Food do Brasil e do grupo de pesquisa Mesa Digital, é cozinheiro diletante, militante dos queijos artesanais de leite cru e do bioma Cerrado.
  • Jerônimo Kahn Villas-Bôas é ecólogo, mestre em gerenciamento ambiental e especialista em biodiversidade. Reconhecido pelo trabalho dedicado à conservação e ao uso sustentável das abelhas e seus produtos, há 15 anos atua em parceria com relevantes organizações da área socioambiental. É cofundador da Reenvolver e autor dos livros “Manual de aproveitamento integral dos produtos das abelhas sem ferrão” e “67 receitas com mel de abelhas nativas”.
produtos de abelhas sem ferrão
Foto: Gabriel Vilas-Bôas
  • Instituto Atá Organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que tem como missão valorizar a biodiversidade do Brasil, seus ingredientes, produtores, produtoras e respectivos territórios produtivos.
  • Sylvamo A Sylvamo é a maior empresa de papel do mundo, com fábricas na Europa, América Latina e América do Norte. Tem como objetivo transformar recursos renováveis em papéis dos quais as pessoas dependem para educação, comunicação e entretenimento. Com sede em Memphis, Tennessee, emprega mais de 6.500 profissionais.
  • Associação Ambientalista Copaíba Organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, sediada no município de Socorro, interior do estado de São Paulo. Atua na região leste de SP e sul de MG por meio de ações integradas na área ambiental, como restauração ecológica, educação ambiental, produção de mudas nativas e articulação de políticas públicas ambientalistas.
  • Reenvolver Empresa de atuação social cuja missão é fortalecer cadeias de valor de produtos da sociobiodiversidade brasileira. Apoia iniciativas de meliponicultura de base comunitária em diversas regiões do País.
mel cremoso
O mel cremoso é um dos produtos em destaque no livro.; Foto: Gabriel Vilas-Bôas

- Publicidade -