- Publicidade -
mãos família gerações
Foto: Igordoon Primus | Unsplash

Sustentabilidade é a forma como encaramos o mundo. É o modo de pensar no nosso dia a dia sem afetar o nosso futuro e de outras pessoas. É buscar a perenidade e a continuidade do planeta e de nós seres humanos presentes nele.

- Publicidade -

Tem a ver com o que as nossas ações positivas e negativas podem causar hoje para outras pessoas. E também no amanhã para o planeta. É aquela velha frase da sua mãe ou pai ou tia: “Fecha a torneira senão não teremos água amanhã”.

torneira seca
Foto: Jouni Rajala | Unsplash

De uma maneira bem simples, podemos dizer que a sustentabilidade é um conceito que tem como princípio fazer escolhas hoje que não afetem a vida no planeta no futuro, levando em consideração 3 pilares, o social, o econômico e o ambiental. Para ser sustentável, é necessário que uma determinada ação traga em si a possibilidade de ser contínua e combinar benefícios ambientais, sociais e econômicos.

E isso inclui uma série de escolhas e compromissos, individuais e coletivos, de cada um de nós, das empresas e do poder público. Cuidar melhor dos resíduos, reutilizar ou reciclar, economizar água e energia, apoiar ONGs, comunidades, fazer voluntariado e fazer da bandeira da diversidade e inclusão uma realidade. Enfim, existem muitas ações para sermos mais sustentáveis no dia a dia.

O tema da sustentabilidade hoje em dia pode ser observado em todos os lugares: na televisão, nos jornais, nos anúncios, nos desenhos animados, nos filmes, nas redes sociais na internet, nas camisetas, nas marcas das empresas e entre tantos outros lugares.

- Publicidade -

Nos jornais lê-se sobre as catástrofes ambientais e as mudanças climáticas como as secas, as enchentes, os furacões, os terremotos ou os Tsunamis que não param de aumentar. No noticiário de televisão se transmite a morosidade do encontro dos líderes mundiais para que seja emitido menos carbono para a atmosfera, apesar dos muitos encontros e eventos que recebem nomes em siglas como COP ou RIO+20.

ONU indígenas
Indígena brasileira na sede da ONU em Genebra. Foto: Acervo pessoal | Ro’otsitsina Xavante

Nos filmes aparecem seres de outros planetas, como em Avatar ou Guardiões da Galáxia ou Star Trek, defendendo a natureza e a base do seu planeta contra homens insaciáveis, sedentos por poder. Nos desenhos animados existem diversos animais humanizados, falando e andando em duas patas, que tentam fazer a coleta seletiva básica que os “evoluídos” homo sapiens não conseguem.

Nas mídias sociais e redes sociais muitos “posts” com animais sofrendo e com o tema social de todo o mundo. Ainda se constata a maioria dos bancos brasileiros se tornando mais verdes, grande parte das empresas de cosméticos avaliando os seus fornecedores, a indústria automobilística e a logística pensando na emissão de CO2, as indústrias eletroeletrônicas desenvolvendo a reciclagem, as empresas extratoras de minérios e derivados da natureza estudando o seu legado na região, enfim, diversas ações buscando um objetivo maior e comum.

- Publicidade -

Com este conceito sendo colocado diariamente em pauta, existe a questão da complexidade do tema e como as pessoas, governos, ONGS e empresas inserem a sustentabilidade nas suas atividades.

Agenda 2030

Em 2015, os 193 estados membros das Organizações das Nações Unidas (ONU) se juntaram e firmaram a Agenda 2030 com 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas. Estes são o sonho comum das pessoas, governos, empresas, ONGs e sociedade como um todo para termos uma real sustentabilidade. Todos trabalhando em busca de paz, prosperidade, parcerias, pelo planeta e pelas pessoas.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Como já entendemos então, a sustentabilidade não tem a ver somente com o planeta ou com a natureza e meio ambiente, mas sim conosco e com outros seres vivos que estão neste mundo. Afinal, todos fazemos parte deste ecossistema do planeta Terra.

Se você está buscando um propósito e realmente um mundo melhor e mais sustentável, vamos juntos para fazer esta diferença no planeta e na vida das pessoas.

Sobre o autor

Marcus Nakagawa é doutor pela USP; professor da ESPM; coordenador do Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental (CEDS); idealizador e presidente da Abraps; idealizador da Plataforma Dias Mais Sustentáveis; e palestrante sobre sustentabilidade, empreendedorismo e estilo de vida. Autor dos livros: Marketing para Ambientes Disruptivos, Administração por Competências e 101 Dias com Ações Mais Sustentáveis para Mudar o Mundo (Prêmio Jabuti 2019).

Para saber mais, acesse www.marcusnakagawa.com, www.diasmaissustentaveis.com e siga o professor no Instagram – @ProfNaka.

planeta terra
Foto: Elena Mozhvilo | Unsplash