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Brasil pode fabricar eVTOL, o carro voador, em 2026

Primeira fábrica no Brasil será em Taubaté, no interior de São Paulo

eVTOL
Um voo de teste em escala real é esperado para 2024. Imagens: Divulgação

A Embraer está avançando em seu projeto de desenvolvimento de uma aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical – o eVTOL, na sigla em inglês. O veículo, que vem sendo chamado popularmente de carro voador, terá uma fábrica de produção em Taubaté, no interior de São Paulo.

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Segundo comunicado, o local escolhido para a instalação da planta industrial tem uma logística estratégica, uma vez que há fácil acesso por meio de rodovias, além da proximidade de uma linha ferroviária.

“Outra vantagem significativa é a localização próxima à sede da Embraer em São José dos Campos e da equipe de engenharia e recursos humanos da Eve, o que facilitará o desenvolvimento e a sustentabilidade de novos processos de produção, aumentando a agilidade e a competitividade da empresa”, informa comunicado da Embraer.

eVTOL e helicópteros

Parece um helicóptero, mas não é. Confira os pontos que diferem ambos veículos de pouso e decolagem vertical:

Em vez de motores a combustão tradicional, o eVTOL é projetado para usar motores elétricos, proporcionando voos sem emissão de carbono. Essa é uma das principais diferenças do helicóptero, que utiliza querosene ou gasolina de aviação como combustível.

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O eVTOL também possui mais e menores rotores em comparação ao helicóptero. Com alcance de 100 quilômetros, a aeronave tem foco em viagens curtas – enquanto o helicóptero consegue fazer viagens de média distância. Ser movido a energia elétrica não só reduz a poluição como tem potencial de amenizar o nível de ruído em 90%, quando comparado a uma aeronave convencional.

Desenvolvido pela Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer, o objetivo é que o veículo seja utilizado como uma espécie de táxi aéreo em um futuro, ao que parece, cada vez mais próximo. Um voo de teste em escala real é esperado para 2024.

Design

eVTOL design
Foto: Divulgação

A cabine do eVTOL foi apresentado pela primeira vez em 2022 durante o Farnborough Airshow, um evento da indústria aeroespacial realizado na Inglaterra. Segundo Flavia Ciaccia, vice-presidente de Experiência do Usuário da Eve, o conceito de design da cabine foi cocriado com potenciais usuários.

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Usando tecnologia de realidade aumentada, os visitantes também puderam explorar recursos externos do veículo. No atual design do produto, oito rotores são fixados ao redor de uma asa fixa convencional, proporcionando capacidade de decolagem e pouso verticais.

Carros voadores em 2022

A Eve projeta que os tais carros voadores entrem em operação já em 2026. De fato, a companhia aérea United Airlines anunciou, em setembro de 2022, um investimento de US$ 15 milhões na Eve e um acordo de compra para até 400 aeronaves eVTOLs.

“Nosso acordo mostra a confiança no mercado de mobilidade aérea urbana e serve como referência em direção à nossa meta de zerar as emissões de carbono até 2050 – sem o uso de compensações tradicionais”, afirmou Michael Leskinen, presidente da United Airlines Ventures, na época.

eVTOL
Projeções que como será a aeronave. | Imagens: Divulgação

No Brasil, a Avantto, empresa de compartilhamento de aviões e helicópteros, fez a maior encomenda do país: 100 eVTOLS. “Uma nova população de usuários passará a ter acesso aos veículos aéreos e para isso ampliaremos a oferta de serviços. Os eVTOLS serão integrados na frota de compartilhamento e também para deslocamentos pontuais no serviço de táxi aéreo”, afirma Rogerio Andrade, CEO da Avantto.

Outras tecnologias

Recentemente, a Embraer anunciou um acordo com a Nidec Corporation, do Japão, para criar uma nova empresa chamada Nidec Aerospace. O intuito será desenvolver Sistemas Elétricos de Propulsão para o setor aeroespacial, unindo expertises em áreas distintas das engenharias de ambas companhias.

A nova empresa (que está ainda sujeita às aprovações antitruste e outras possíveis aprovações regulatórias) desenvolverá e fabricará sistemas para eVTOLs e futuramente para outros modelos de mobilidade aérea.

eVTOL
Foto: Divulgação

Além disso, a Eve também está criando uma solução de gerenciamento de tráfego aéreo. De acordo com a companhia, o software tem o mesmo nível de segurança do software de gerenciamento de tráfego aéreo da Embraer.