- Publicidade -

Triciclo elétrico de recarga rápida pode ser opção para mobilidade urbana

Com valor inicial de US$ 10 mil, Nimbus une o conforto e segurança de um carro com a praticidade e sustentabilidade de uma moto elétrica

triciclo elétrico Nimbus
Foto: Nimbus

Substituir o carro por outros meios de transporte é uma das mudanças de hábito individuais que contribuem para um futuro mais sustentável. Para quem tem dificuldade de pedalar e adotar a bicicleta para trajetos curtos, uma solução para deslocamentos diários pode ser um triciclo elétrico. Esta é a aposta da montadora americana  que lançou o Nimbus, um veículo elétrico de três rodas que promete mais conforto que uma e-bike e mais segurança que uma moto elétrica.

- Publicidade -

Segundo o fabricante, o triciclo combina as qualidades da moto e da bike elétricas com as de um carro, para motoristas e para o meio ambiente: menos congestionamento nas cidades, menos emissão de gases de efeito estufa no planeta, com mais conforto, segurança e economia – com uma única carga o Nimbus pode percorrer aproximadamente 150 quilômetros.

triciclo elétrico nimbus
Foto: Nimbus

A carga é rápida e pode ser feita em qualquer lugar, já que as baterias são removíveis. Também é possível conectar o triciclo diretamente em uma tomada convencional, na parede e em cerca de 5 horas, a recarga vai estar completa. Com um carregador de nível 2, a carga completa demora um pouco mais de uma hora.

Além da recarga simples e rápida, outra vantagem apontada pela empresa é a segurança e mesmo quem nunca dirigiu um triciclo elétrico não vai encontrar dificuldades. O veículo se equilibra e possui recursos de segurança de alta tecnologia para evitar acidentes. Câmeras e um sistema de Inteligência Artificial ajudam a evitar colisões e, caso um acidente ocorra, o Nimbus possui airbags padrão e estrutura de aço que protegem quem está no seu interior.

triciclo elétrico nimbus
Imagem: Nimbus

Em relação à pegada de carbono, a montadora afirma que o modelo usa cerca de um terço do carbono por milha de um Tesla Model 3 e um décimo de um carro convencional com motor de combustão interna. Além de ser mais fácil de estacionar e mais ágil que um automóvel padrão.

- Publicidade -

A ideia é substituir os automóveis dentro das cidades, deixando os carros para viagens e deslocamentos maiores. O interior tem um visual minimalista, com todos os elementos necessários para um veículo elétrico urbano: um para-brisa grande que oferece boa visibilidade, uma direção compacta e fácil de movimentar, pedais de freio e acelerador e airbags.

triciclo elétrico nimbus
Imagem: Nimbus

A aceleração é um pouco mais lenta do que a dos carros elétricos tradicionais e outras diferenças importantes são as portas, que abrem se deslocando para a frente, e o fato de que o Nimbus se inclina nas curvas, algo que os motoristas podem estranhar no início. A velocidade máxima é de cerca de 80km/h e a própria montadora não recomenda o seu uso em rodovias.

triciclo elétrico Nimbus
Foto: Nimbus

Os triciclos elétricos também podem ser alternativas muito mais acessíveis do que os carros elétricos, ainda muito caros para a grande maioria. As pré-vendas do Nimbus já estão abertas para os EUA e Europa, com entregas previstas para o início de 2023, nos EUA, e 2024, na União Européia. Outra opção é a locação diretamente com a fabricante por US$ 200 por mês.

- Publicidade -

A empresa afirma que está trabalhando para ter quiosques de troca de baterias nas principais cidades onde os veículos circularem com opção de recargas rápidas.

triciclo elétrico Nimbus
Imagem: Nimbus