aliança carros elétricos
Executivos em reunião de assinatura do acordo, na Casa99 em São Paulo. Foto: Mário Miranda
- Publicidade -

Nove empresas do setor de mobilidade urbana anunciaram uma aliança criada para democratizar os carros elétricos no Brasil. Chamada Aliança pela Mobilidade Sustentável, a iniciativa quer impulsionar a infraestrutura para carros elétricos no país. A aliança é liderada pela 99 e conta ainda com a CAOA Chery, Ipiranga, Movida, Raízen, Tupinambá Energia, Unidas e Zletric.

De acordo com os membros da aliança, o objetivo é que veículos de matriz energética mais limpa sejam acessíveis aos motoristas parceiros da 99, em termos financeiros e de infraestrutura. Com as parcerias, a 99 afirma que pretende aumentar a participação de carros elétricos para 10% das vendas, criar 10 mil estações públicas de carregamento e ter 100% da frota do app até 2030.

aliança carros elétricos
Fonte: 99

Para viabilizar o modelo no país, a aliança mira discutir formas para impulsionar toda a infraestrutura necessária à eletrificação da frota brasileira: criando postos públicos de recarga, diminuindo as barreiras para a aquisição de carros elétricos, facilitando seu aluguel entre motoristas de aplicativo, fornecendo apoio às montadoras e às outras empresas da cadeia, como fornecedores de peças para esses veículos, além do monitoramento da recepção pelo público.

- Publicidade -

“Os carros elétricos possuem menos impacto ambiental, preservam a saúde das pessoas e também reduzem custos com combustível em até 75%, mas ainda são muito mais caros do que os convencionais. Esta aliança veio para deixar esses modelos mais acessíveis para os motoristas e para as pessoas que mais precisam deles.””, diz Thiago Hipólito, diretor do DriverLAb da 99, centro de inovações da empresa focado nos motoristas parceiros.

A 99 espera lançar, no mínimo, 300 automóveis elétricos, ainda em 2022, e chegar a 10 mil até 2025 e 100% da frota até 2030. A cidade de São Paulo será adotada como pólo pioneiro para implementação de programas a fim de inspirar outras regiões do país.

aliança carros elétricos
Fonte: 99

Compromisso com um futuro sustentável

Segundo Hipólito, o fato do aplicativo ter 750 mil motoristas parceiros em atuação fornece grande escala para incentivar a demanda por carros elétricos e negociar melhores margens de custos de produção: “a gente é capaz de girar toda a indústria e favorecer o consumidor, seja ele condutor de app ou não”.

A ideia é unir a indústria, incluindo setores de abastecimento, manufatura, locação e transporte por aplicativo, para combinar especialidades de diferentes mercados e alavancar o desenvolvimento de todo o ecossistema.

“Temos experiência no mercado chinês, onde operamos mais de 30% de todas as estações de carregamento públicas por uma rede de parcerias. Esse conhecimento é vital para planejar a infraestrutura no Brasil”, afirma Hipolito.

A aliança pretende, ainda, envolver cada vez mais parceiros ao longo do tempo, incluindo a iniciativa privada, o poder público e o terceiro setor.

aliança carros elétricos
Fonte: 99

LEIA MAIS:

- Publicidade -