carro elétrico
Foto: Pixabay
- Publicidade -

A venda de veículos elétricos na Europa ultrapassou pela primeira vez a de carros a diesel. Em 18 mercados europeus, incluindo o Reino Unido, mais de 20% dos veículos vendidos eram elétricos, enquanto a participação do diesel caiu para menos de 19%.

Em dezembro, foram vendidos mais de 175 mil veículos elétricos na Europa, um recorde histórico e um aumento de 6% em relação a dezembro de 2020. No mesmo período, a venda de carros a diesel foi de cerca de 160 mil.

Esta mudança deve levar as montadoras europeias a impulsionar ainda mais seus modelos elétricos. Um dos desafios para os fabricantes europeus é a dependência da China em termos de baterias ou metais para fabricar baterias.

- Publicidade -

Em 2021, a Comissão Europeia divulgou que a venda de carros com motor a combustão deverá ser proibida a partir de 2035 no mercado Europeu.A medida precisa ser aprovada por todos os países membros e Parlamento Europeu, mas a proposta já mostra que a transição para veículos 100% elétricos deve acontecer, já que a proibição barraria também a venda de híbridos.

Neste cenário, está prevista a instalação de 3,5 milhões de novos pontos de recarga até 2030 na Europa, que deve chegar aos 16,3 milhões de pontos, em 2050.

Algumas montadoras, como a Jaguar e a GM, já anunciaram seus planos para fabricar apenas carros elétricos nos próximos anos.

Leia também:

- Publicidade -