jaguar carros elétricos
As marcas Jaguar e Land Rover vão produzir apenas carros elétricos no futuro. Foto: Grahame Jenkins | Unsplash

A Jaguar, marca de carros conhecida pelos modelos de luxo, anunciou na última segunda-feira, 15 de fevereiro, que vai fabricar apenas veículos elétricos a partir de 2025.

A montadora tem perdido espaço nos últimos anos e espera que esta mudança ajude no seu reposicionamento no mercado. A Land Rover, outra marca da companhia, também vai eliminar veículos de combustão interna da sua linha de montagem e anunciou o primeiro modelo elétrico para 2024.

Com a mudança a fabricação vai ser transferida da atual planta em Castle Bromwich, no leste da cidade de Birmingham, para a cidade de Solihull. De acordo Thierry Bollore, presidente da Jaguar, a empresa está avaliando formas de reaproveitar a fábrica atual, que pode ser usada para a produção de baterias no futuro.

A produção exclusiva de carros elétricos pela Jaguar foi elogiada por membros do governo britânico. Foto: Karim Manjra | Unsplash

Grant Shapps,  Secretário de Transporte britânico, elogiou a montadora e disse que esta mudança é “um grande passo para a fabricação de automóveis britânica”.

“Seu roteiro para um futuro construído em torno da sustentabilidade, com modelos eletrificados e de hidrogênio, bem como investimento em tecnologias conectadas e digitais, alinha-se com a ambição do governo e expectativas crescentes do consumidor”, disse Mike Hawes, presidente-executivo da Society of Motor Manufacturers and Traders, grupo de lobby da indústria automobilística britânica.

Para Mike, o Reino Unido precisará melhorar sua competitividade frente aos avanços que a indústria automobilística está fazendo na mudança para carros elétricos. “O governo deve garantir apoio à indústria, com uma estrutura de política de crescimento que reduza custos, acelere a produção doméstica de baterias e cadeias de abastecimento eletrificadas e incentive o desenvolvimento de novos produtos”.