- Publicidade -

Antigo viaduto para trens dá espaço a parque linear

Preservando a arquitetura original, projeto traz verde e qualidade de vida para área urbana de Manchester, na Inglaterra

parque linear viaduto manchester
Foto: David Bewick | Twelve Architects

Um viaduto que não estava mais sendo usado por carros, se tornou uma área verde que vai poder ser bastante aproveitada por pessoas em Manchester, cidade que fica na região noroeste da Inglaterra. Uma parceria entre a National Trust, instituição que trabalha com a conservação de áreas, imóveis e objetos, e o escritório de arquitetura  Twelve Architects transformaram o Castlefield Viaduct em um belo parque linear.

- Publicidade -

No coração da cidade, a estrutura ferroviária vitoriana de ferro fundido e aço era usada para o transporte de mercadorias até 1969, quando a estação central foi desativada. A transformação em um parque, preservando parte da construção original é uma mostra de como é possível conciliar espaços verdes com a preservação do patrimônio histórico.

parque linear viaduto manchester
Foto: David Bewick | Twelve Architects

Este é um projeto piloto que deve se tornar permanente. “Queremos incentivar os visitantes a descobrirem este espaço, que homenageia a estrutura industrial clássica que moldou a história desta área”, disse Matt Cartwright, diretor da Twelve Architects. “Espero que o público concorde que trazer nova vida a essa estrutura icônica é algo que devemos construir no futuro”.

O paisagismo foi pensado em conjunto com a equipe do The National Trust e é dividido em três zonas, criadas para “levar os visitantes a uma jornada de descoberta do viaduto que ‘é’ ao viaduto que ‘poderia ser'”.

parque linear manchester
Foto: David Bewick | Twelve Architects

A entrada para o parque funciona como uma área de boas-vindas, equipada com quiosque, assentos e banheiros. Aqui, uma parede verde é usada para esconder o parque, para gerar uma surpresa mais tarde.

- Publicidade -
parque linear viaduto
Foto: David Bewick | Twelve Architects

Na segunda zona, o destaque ainda está na arquitetura vitoriana e na estrutura original do viaduto. Segundo a equipe, a ideia é que os visitantes observem e avaliem como este tipo de construção pode ser reaproveitada no futuro.

parque linear
Foto: David Bewick | Twelve Architects

Já a terceira zona do Castlefield Viaduct mostra justamente a transformação possível quando o antigo viaduto é tomado pelo verde. Uma mistura de plantas e arbustos foi plantada em vasos de aço desgastado com um tom avermelhado, uma referência na arquitetura industrial de Manchester.

parque linear plantas
Foto: David Bewick | Twelve Architects

Entre as espécies de plantas está o capim-algodão – a flor do condado – e espécies de samambaias que já foram coletadas por Lydia Becker, sufragista e botânica de Manchester.

- Publicidade -

Este espaço abriga ainda instalações de parceiros da cidade, como o Museu da Ciência e Indústria, e um espaço para eventos com uma janela emoldurando as partes intocadas do viaduto.

parque viaduto área verde
Foto: David Bewick | Twelve Architects

A expectativa é que cerca de 100 pessoa passem pelo parque linear diariamente, durante o período de abertura de um ano. Embora seja necessária reserva, a entrada é gratuita.

Ao mesmo tempo que leva à potencial transformação permanente da estrutura em um sky park, o projeto também visa atuar como um catalisador para mais espaços verdes para pedestres e ciclistas na cidade. Em todo o mundo, projetos similares estão sendo desenvolvidos para dar mais espaço à natureza e às pessoas dentro das cidades.

parque linear manchester viaduto
Foto: David Bewick | Twelve Architects