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Parque Olímpico do Rio de Janeiro vai ganhar Floresta Urbana

Área de 900 m² com plantas nativas da Mata Atlântica é a primeira floresta urbana que a Heineken vai levar para capitais brasileiras

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Com espécies ativas, a implantação da floresta segue a técnica da ‘Floresta de Bolso’, desenvolvida pelo botânico e paisagista Ricardo Cardim. Foto: Divulgação | Heineken

O Rock In Rio ainda não começou, mas o legado que o festival vai deixar para o Rio de Janeiro já começa a ser definido. Patrocinadora do festival, a Heineken escolheu o Parque Olímpico para plantar a primeira Floresta Urbana da plataforma Green Your City – serão 19 e diferentes capitais do Brasil até 2030.

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A área urbana de 900m² vai receber espécies nativas da Mata Atlântica, sendo que parte delas será replantada da instalação que a cervejaria terá no próprio Rock in Rio, com árvores que fazem parte do bioma da região. Entre as dezenas de espécies, estão o jequitibá-rosa, a maior árvore do bioma, o araçá-amarelo e a grumixama, espécies frutíferas, e o guatambu, árvore de madeira de alta qualidade.

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Foto: Divulgação | Heineken

A restauração ecológica utiliza a técnica de Floresta de Bolso, desenvolvida pelo botânico e paisagista Ricardo Cardim, que está à frente do projeto. De acordo com essa técnica, a composição e espaçamento da restauração devem respeitar a evolução original das florestas, o que proporciona crescimento mais rápido, menor índice de perdas, baixo consumo de água e menor necessidade de manutenção.

“Muitas de nossas cidades, como o Rio de Janeiro, estão dentro do território da Mata Atlântica, um hotspot da biodiversidade global. Mas, mesmo com tamanho patrimônio natural, o paisagismo e arborização urbana no Brasil estão dominados por plantas estrangeiras”, explica Ricardo.

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Foto: Kenji Nakamura

A instalação de florestas urbanas contribui para uma melhor qualidade de vida, diminuição da temperatura, aumento da umidade do ar, retenção da água das chuvas, filtragem de gases tóxicos e muito mais.

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“A ideia das Florestas de Bolso de Mata Atlântica é possibilitar áreas verdes funcionais e eficientes em serviços ecossistêmicos e também como ferramentas de educação ambiental, de forma que as pessoas possam conviver, compreender e valorizar sua incrível herança natural”, complementa Ricardo.

Com a iniciativa, a Heineken busca reconectar a população ao patrimônio nativo, suas formas, texturas, história e sabores, resgatando a biodiversidade original no cotidiano. A floresta do Parque Olímpico vai ser plantada ao longo de 3 semanas depois que o Rock in Rio terminar e vai se desenvolver e se tornar uma área verde de reconexão com a natureza e convívio social.

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Foto: Kenji Nakamura

“Este é o principal legado da marca para o Parque Olímpico do Rio de Janeiro. Implantar microflorestas urbanas é um dos compromissos prioritários da Heineken, e este é apenas o primeiro, pois outras 18 capitais brasileiras vão receber nossa intervenção até 2030”, conta Melina Domingos, líder de estratégia de sustentabilidade e cultura da marca Heineken® no Brasil.

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Green Your City

O compromisso da Heineken foi firmado por meio da plataforma Green Your City, que reúne as ações de sustentabilidade da marca com metas em quatro diferentes pilares: energia verde, economia circular, cidades mais verdes e consumo responsável.

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Foto: Divulgação | Heineken

O projeto é uma co-criação da agência Atenas em parceria com a Heineken. “A Atenas criou o conceito “Green Your City, Rock Your City” com o intuito de esverdear as suas ativações na Cidade do Rock. No Rock in Rio Brasil 2022, a nossa cenografia será replantada para ser transformada na primeira microfloresta das metas da marca. Estamos convidando o público a vivenciarem e mudarem suas atitudes, de forma mais sustentável”, explica Denise Garrido, CEO da Atenas.

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Foto: Kenji Nakamura