heineken florestas urbanas
Foto: Kenji Nakamura
- Publicidade -

Com a vacinação, os grandes festivais musicais e eventos culturais estão voltando a acontecer em diversas cidades do Brasil e do mundo. Em maio de 2022, o Festival MITA reuniu artistas e milhares de pessoas em dois eventos, um em São Paulo e outro no Rio de Janeiro, e teve também um pedaço da Mata Atlântica, para que o público pudesse ter um momento de reconexão com a natureza entre um show e outro.

heineken florestas urbanas
Foto: Kenji Nakamura

O domo com a floresta urbana foi levado ao festival pela Heineken, patrocinadora do MITA, e é uma das ações da plataforma Green Your City, lançada em novembro de 2021. A plataforma integra uma série de iniciativas que trazem o olhar da sustentabilidade para a vida noturna, cena cultural e para as relações com as cidades.

No MITA, foi inaugurada uma estrutura especial para estimular conexões, experiências e novos conhecimentos sobre o meio ambiente, por meio de biomas de cada região: uma “floresta urbana” com árvores, plantas e instalações artísticas relacionadas à natureza. O objetivo do espaço é mostrar a importância do contato com o verde e ajudar a despertar de atitudes mais conscientes, sustentáveis e coletivas.

- Publicidade -
heineken florestas urbanas
Foto: Kenji Nakamura

Chamada de Biosfera Musical, a instalação foi desenvolvida em conjunto pela Heineken com a Atenas e o Floresta de Bolso. A ideia é conectar o público com a natureza exuberante da Mata Atlântica por meio de uma experiência sensorial.

Para influenciar uma mudança positiva de comportamento, todos que visitaram o espaço foram convidados a participar do Programa Heineken Energia Verde, projeto pioneiro que facilita o acesso à energia renovável a todas as pessoas do Brasil. Entre os benefícios do programa, há descontos que podem chegar a 20%, dependendo do Estado.

heineken florestas urbanas
Foto: Kenji Nakamura

Green Your City

Green Your City é uma plataforma com uma serie de iniciativas com o viés sustentável para a vida noturna, cena cultural e a ressignificação de espaços urbanos. É um olhar inédito para formas de discutir o impacto ambiental, por meio de experiências de marca e um convite à reflexão.

Para o lançamento, em novembro de 2021, a marca iluminou três capitais do país — SP, RJ e BH – com energia verde. Pontos icônicos das capitais, bares e restaurantes parceiros se juntaram para mostrar que as melhores noites são feitas com energia verde.

heineken energia limpa
Foto: SP Lovers

A iluminação é uma celebração aos compromissos sustentáveis da marca, e ainda uma referência à utilização de energia limpa, 100% renovável, na produção da cerveja.

Desde 2020, Heineken® anunciou sua produção com energia 100% renovável nas fábricas de Alagoinhas (BA), Araraquara (SP), Ponta Grossa (PR) e, até 2023 em Jacareí́ (SP). Além da produção, a marca também anunciou a geração de energia verde para bares e restaurantes – iniciativa ampliada para residências em 2022.

Entre as metas da plataforma Green Your City, estão:

  • Energia Verde: 50% dos pontos de venda de Heineken em 19 capitais terão energia renovável até 2030. A marca atua como ponte e multiplicadora na conversão para fontes sustentáveis de energia;
  • Circularidade: 80% das embalagens de vidro da Heineken serão retornáveis até 2030. Implantar um sistema de economia circular para as embalagens, inclusive para as garrafas long necks, é um compromisso prioritário para a marca;
  • Micro Florestas: Em parceria com o projeto Floresta de Bolso, a Heineken vai implantar micro florestas urbanas em 19 capitais do país até 2030. Os bolsões verdes vão colaborar para a melhora de qualidade do ar, manutenção do clima, controle de enchentes e regeneração do bioma original;
  • Consumo Consciente: Desde 2010 a Heineken investe 10% de toda sua verba de marketing em ações de consumo consciente. O lançamento de Heineken 0.0 representa um forte incentivo para essa mudança de comportamentos. E, até 2030, os esforços serão multiplicados para que nenhum consumidor assuma a direção de um carro após ingerir uma Heineken.
heineken florestas urbanas
Foto: Lu Prezia

LEIA MAIS:

- Publicidade -