casa paredes fungos
Foto: Joris Verhoeven Architectuur
- Publicidade -

Quando arquitetos e arquitetas decidem projetar e construir as próprias casas, boas ideias ganham força. Este é o exemplo de Joris Verhoeven, arquiteto à frente da Joris Verhoeven Architectuur, que fica em Tilburg, na Holanda.

Joris decidiu construir uma casa autossuficiente para a sua família e dedicidiu experimentar algumas técnicas e produtos de construção intrigantes, como o uso de fungos para proteger as paredes na área externa.

casa fungos paredes
Foto: Joris Verhoeven Architectuur

A casa ganhou o nome de Four Seasons House, ou Casa das quatro Estações, e fica na reserva natural de Drijflanen, localização privilegiada pela natureza onde as ovelhas pastam livremente.

- Publicidade -

Verhoeven explica que o nome e o projeto da casa vieram da ideia de que a família possa “experimentar intensamente as estações holandesas”, que têm características bem marcantes: primaveras frescas, verões quentes, outonos muito úmidos e, de vez em quando, um inverno extremo. 

casa paredes fungos
Foto: Joris Verhoeven Architectuur

A casa de 70 metros quadrados tem poucas cores do lado de fora e mantém um cenário bucólico. O jardim não tem um projeto de paisagismo, mas se integra com o que natureza oferece. “O edifício foi concebido para fazer parte da natureza. Com as suas fachadas ásperas e pretas, mal se destaca junto aos troncos das árvores circundantes. Isso parece muito lógico, mas é uma escolha peculiar em um país onde todos colocam uma cerca em torno de seu jardim”, conta Joris.

casa paredes fungos
Foto: Joris Verhoeven Architectuur

No telhado, painéis solares e térmicos garantem suficiência energética e conforto, em diferentes climas. As janelas foram projetadas para funcionarem como quadros, trazendo molduras para as diferentes paisagens locais.

Fungos no exterior

O revestimento de madeira combina tábuas de diferentes espessuras e texturas, que se tornam mais evidentes com a luz do sol, o que reforça a aparência natural da casa.

casa paredes fungos
Foto: Joris Verhoeven Architectuur

É justamente na cor escura das paredes externas que está uma inovação importante. O produto de coloração tem uma infusão de fungos que protege e tinge a madeira. “A fachada de madeira foi tratada com um fungo que foi especialmente cultivado nesta cor para proteger os tapumes de forma natural. Em caso de dano ao revestimento, a camada de fungos cresce e se auto-repara”, explica o arquiteto.

Os fungos são seres vivos e os que estão nestas das paredes são alimentados com óleo de linhaça quando é necessário reforçar a proteção do material ou a cor.

casa paredes fungos
Foto: Joris Verhoeven Architectuur

E as paredes ainda trazem mais algumas novidades. Verhoeven criou um desenvolveu um sistema de revestimento, usando cassetes de madeira pré-fabricadas que são então preenchidas de linho. A parte de dentro é coberta por compensado de madeira e a parte de fora, pela madeira escura, com a proteção natural dos fungos.

Segundo o arquiteto, esta decisão economizou tempo e dinheiro. “Esta forma de construir, onde o trabalho estrutural é também o acabamento, traz grandes benefícios em termos de duração e custo de construção. Depois de fazer a fundação e o piso, a casa foi erguida em 3 dias” garante Joris.

casa paredes fungos
Foto: Joris Verhoeven Architectuur

O interior recebe iluminação natural de grandes janelas e tem uma aparência minimalista. Todos os cômodos de uma casa de família estão presentes. Sala, cozinha, quartos, banheiros um home office ganharam uma decoração moderna e despojada.

A madeira escura do exterior também está presente em algumas partes do interior e se mistura com outras cores de madeira aparente.

Para mais informações, acesse Joris Verhoeven Architectuur.

casa paredes fungos
Foto: Joris Verhoeven Architectuur

LEIA MAIS:

- Publicidade -