casa modular contêiner
Foto: Staffan Andersson
- Publicidade -

Próximo de Estocolmo, na Suécia, uma família ergueu uma confortável residência de 150 m² com oito contêineres marítimos. O lar tem vista para um belo lago. 

Rapidez, flexibilidade e redução de gastos com materiais e mão de obra. Estas são algumas das vantagens do aproveitamento de contêineres na construção.

No caso da Container House, projetada pelo escritório Måns Tham Arkitektkontor, o tempo da obra foi mais longo do que construções do tipo. Mesmo com o benefício de usar um material pré-fabricado, a edificação foi erguida em um terreno íngreme – o que dificultou o processo. 

- Publicidade -

Construir em terrenos acidentados é especialmente difícil quando os principais elementos estruturais são contêineres rígidos com parâmetros pré-definidos. Uma das questões era evitar acúmulo de água de chuva no entorno da edificação. 

É por isso que a casa se apoia em pilares e se ajusta ao cânion natural em forma de V. A Container House é sustentada por colunas de aço em pedestais de concreto.

Foto: Staffan Andersson
Foto: Staffan Andersson
Foto: Staffan Andersson

Apesar do formato em blocos, algumas “paredes” internas foram quebradas para dar lugar a cômodos maiores, como uma sala mais ampla, por exemplo. 

Um dos integrantes da família tem experiência com mecânica e valendo-se desta premissa, em linha com a cultura do carro personalizado, a reutilização e a modificação marcaram a obra.

Recuperados de locais de demolição nos arredores de Estocolmo, componentes como tábuas de madeira, tábuas de metal, escadas em madeira e aço e partes de cozinhas antigas foram introduzidos no lar. Cada item forma uma decoração coesa e elegante.

Foto: Staffan Andersson
Foto: Staffan Andersson
Foto: Staffan Andersson
Foto: Staffan Andersson
Foto: Staffan Andersson
Foto: Staffan Andersson

Foram quase três anos de construção, mas a espera parece ter valido a pena. A casa, que abriga um casal com três filhos, tem tudo no lugar. Em nada aparenta um lar improvisado, pelo contrário é digno de estar entre residências de alto padrão. 

A casa modular de contêineres possui quartos, sala de estar, sala de jantar, cozinha, banheiros e até terraço. Com iluminação natural abundante e localizada em frente a um lago, a edificação ainda está conectada a uma floresta de pinheiros, logo atrás da casa, por uma ponte de treliça de aço de oito metros de vão livre.

- Publicidade -