- Publicidade -

Instalações da Natura levam a Amazônia para o Rock in Rio

Ações unem experiências sensoriais com engajamento em defesa da floresta em pé

natura rock in rio
A paraense Liège canta durante lançamento das ações da Natura no Rock in Rio. Foto: Divulgação

O Rock in Rio Brasil 2022 acontece nos dias 2, 3, 4, 8, 9, 10 e 11 de setembro de 2022, na Cidade do Rock, instalada Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Além das atrações musicais, as cerca de 700 mil pessoas esperadas no festival poder conhecer melhor a Amazônia e entender o que podem fazer para ajudar a manter a floresta em pé.

- Publicidade -

Uma parceria entre a Natura e o festival vai levar à Cidade do Rock instalações para que o público entre em contato com a floresta e todas as suas dimensões, com o objetivo de encantar e promover o engajamento por escolhas que ajudam a manter a floresta em pé e impactem positivamente o futuro do planeta.

natura rock in rio
Imagem: Divulgação | Natura

“A Amazônia em pé é uma chave, urgente e importante, para a construção de um mundo mais bonito. Por isso, em todas as experiências da Natura ligadas ao festival, o público será convidado a se encantar com o vasto universo multicultural da Amazônia. É um convite para a transformação individual e coletiva que queremos ver no mundo”, explica Maria Paula Fonseca, diretora global da Natura.

A parceria começou na última edição do Rock in Rio e foi renovada para mobilizar mais pessoas em torno de temas essenciais para um futuro mais sustentável. “Acreditamos que a arte, a cultura e o entretenimento acessam um campo dos sentidos e das emoções que tem um grande potencial de mobilização para as transformações que queremos ver na sociedade”, explica Maria Paula Fonseca, diretora global da Natura.

Rio Negro Amazônia
Rio Negro, Amazônia. Foto: Natasha Olsen

A ideia é que a vivência mobilize o público a agir pela floresta em pé, fazendo escolhas que impactam positivamente no futuro do planeta.

- Publicidade -
natura rock in rio
Foto: Divulgação | Natura

NAVE

A instalação audiovisual de 360 graus convida o público a mergulhar no vasto universo multicultural da maior floresta tropical do mundo – serão mais de de 50 artistas e ativistas sob a liderança do Coletivo Criativo NAVE.

A atração vai ocupar a Arena 3 em uma experiência imersiva que une projeções, texturas, efeitos sonoros, música e performance, com elementos centrais da cultura do norte, como redários, a aparelhagem de brega e o toró — as tempestades típicas da floresta tropical, além da maior aparelhagem construída pelo artesão projetista João do Som.

natura rock in rio
Imagem: Divulgação | Natura

João do Som é famoso por construir as tradicionais esculturas famosas nas festas de tecnobrega do Pará e vai trazer uma aparelhagem com formato simbólico ao Rock in Rio: um barco, típico dos rios amazônicos estilizado pelo olhar de Seu João vai receber uma grande festa com as diversas atrações que retratam a multiplicidade sonora da Amazônia.

- Publicidade -

Portal Natura

“Com o portal, queremos provocar um arrebatamento dos sentidos, colocando as pessoas em conexão com a natureza e com a Amazônia de uma forma surpreendente, moderna e sensorial. A nossa intenção é que as pessoas saiam tocadas pela mensagem de que somos todos uma natureza só”, completa Maria Paula. O Portal Natura é aberto ao público que estará na Cidade do Rock e ficará próximo ao Palco Mundo.

Concebido pelo arquiteto Marko Brajovic, o espaço promove uma experiência sinestésica sobre a Amazônia com imagens, cheiros, sons, toques e todas as dimensões sutis estarão presentes em um instrumento arquitetônico sinestésico. A partir de projeções com três metros de altura, o espaço oferece uma oportunidade de metamorfose pessoal e coletiva, de união e de consciência.

natura rock in rio
Maria Paula Fonseca, da Natura, arquiteto Marko Brajovic e a artista Priscila Tapajowara, em entrevista sobre o Portal Natura no Rock in Rio. Foto: Divulgação

O conteúdo imersivo foi cocriado pelos artistas amazônicos Priscila Tapajowara, Moara Tupinambá, Lucas Mariano e Léo Chermont, com performances da artista Azuliteral e música de Liège – ambas patrocinadas pela plataforma Natura Musical. O conteúdo ainda tem participações de Luiara Borari, Jucy Bentes, Sandrielem Vieira, Raimunda Jaty, Ananda Jaty, Nato Tupinambá. Uma fragrância exclusiva, inspirada na Amazônia, foi criada para a experiência.

Mobilização pela Amazônia

Quem visitar as instalações da Natura no Rock in Rio vai poder se engajar pela conservação da floresta, assinando o projeto de lei de iniciativa popular “Amazônia de Pé”.

projeto de lei amazônia de pé
Foto: Cledisson Junior | Divulgação

Liderada pela ONG Nossas em parceria com lideranças locais, cientistas e especialistas em Amazônia de todo o Brasil, o texto prevê destinar 57 milhões de hectares de florestas públicas na região para a sobrevivência do bioma e a segurança de povos originários, ribeirinhos, quilombolas, pequenos produtores extrativistas e da reforma agrária. Para se tornar lei, o projeto tem o desafio de coletar 1,5 milhão de assinaturas físicas.

Para somar esforços, a Natura está mobilizando também a sua rede de parceiros, consumidores, colaboradores e Consultoras de Beleza a agir positivamente pela Amazônia e engajá-los na coleta de assinaturas em diversos pontos de contato da marca com o público, incluindo lojas.

Acesso à informação

Em parceria com MapBiomas, InfoAmazonia e Hacklab, a Natura lançou em junho de 2021, o portal PlenaMata que, em setembro de 2022, evolui para se tornar uma plataforma global de engajamento com campanhas e ações concretas para agir pela conservação da floresta.

Natura Amazônia
Foto: Reprodução | PlenaMata

O PlenaMata torna-se uma plataforma global e trilíngue de engajamento e mobilização pela Amazônia Viva. O portal traz notícias e informações em tempo real sobre desmatamento, com um contador de árvores derrubadas por minuto e hectares desmatados, a partir de dados atualizados diariamente e com a possibilidade de gerar mapas e gráficos interativos.

O objetivo é chamar a atenção para a urgência do tema e mobilizar a sociedade em torno de iniciativas de conservação e regeneração da floresta.

Loja e brindes

A Natura vai levar uma loja ao Rock in Rio com espaço para que as pessoas experimentem os produtos marca e conheçam mais sobre a atuação da marca na Amazônia, com destaque para a linha Ekos, lançada em 2000 e que marca o início da relação da Natura com a Amazônia.

natura rock in rio
Imagem: Divulgação | Natura

“Os produtos de Natura Ekos são a prova de que é possível estabelecer um círculo virtuoso a partir de um modelo de negócio que gera renda e maior valor compartilhado para todos, contribuindo também para conservar e regenerar o meio ambiente. Descobrimos bioingredientes que, incorporados à nossa cadeia de valor, mantêm a floresta em pé e apoiam o desenvolvimento social e econômico de mais de 8 mil famílias agroextrativistas”, complementa Denise Coutinho, diretora de Marketing Brasil.

Quem participar das experiências da Natura no festival também poderá ganhar brindes como uma pulseira de tecido feita exclusivamente para o festival, cremes de mãos de Natura Ekos e itens como batons e lápis multifuncionais da linha Faces.