- Publicidade -
Fazenda de Agricultura Urbana
Imagem do projeto

Passado dois anos da inauguração de sua primeira Fazenda de Agricultura Urbana, Curitiba, capital do Paraná, anuncia uma segunda unidade.

- Publicidade -

Desta vez, o espaço será construído no bairro CIC, junto ao Parque dos Tropeiros. Elaborado pelo arquiteto Paulo França, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), o anteprojeto já foi aprovado.

A proposta segue diretrizes da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN) e contará com o suporte da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) na implantação.

Fazenda de Agricultura Urbana
Imagem do projeto

“Os moradores vão ganhar um legítimo horto real, um espaço aberto de cultivo dentro do conceito de sustentabilidade urbana e humana de Curitiba”, afirmou o prefeito Rafael Greca.

A Fazenda Urbana do CIC irá ocupar uma área de cerca de 11 mil metros quadrados. A estrutura contará com espaço de cultivo sustentável de alimentos, sede com áreas de administração, núcleo Regional da SMSAN, ecoworking e salas de aula, conferências e reuniões e ainda um Armazém da Família, com foco em produtos regionais e de agricultura familiar.

- Publicidade -
Fazenda de Agricultura Urbana
Imagem do projeto

A primeira Fazenda de Agricultura Urbana, localizada ao lado do Mercado Regional do Cajuru, reúne mais de 60 variedades agrícolas orgânicas cultivadas. Além de frutas e verduras, são plantadas também ervas, temperos, chás e plantas alimentícias não convencionais (Pancs).

Educação

Uma escola de Segurança Alimentar e Nutricional também será instalada na Fazenda, equipada com cozinha multifuncional, área para a compostagem e o chamado Abelha LAB, com meliponário (os abrigos das abelhas Jataí) para replicação de colmeias no bosque nativo, além de espaço para o manejo de abelhas e mel.

- Publicidade -
fazenda urbana
Imagem do projeto

Neste segundo semestre será encaminhada a contratação dos projetos executivos com previsão de início das obras para 2023.

As informações são da Prefeitura de Curitiba.