- Publicidade -

E-bikes vão substituir vans nas entregas da Amazon em Londres

Gigante do varejo vai abrir seu primeiro centro de micromobilidade no Reino Unido para reduzir suas emissões de carbono

Amazon e-bikes
Foto: Divulgação | Amazon

Hakney, um bairro na região leste de Londres, vai receber o primeiro centro de micromobilidade da Amazon no Reino Unido. A varejista prevê que fará mais de 1 milhão de entregas por ano, com uma nova frota de bicicletas e quadriciclos elétricos, substituindo milhares de trajetos que normalmente eram feitos pelas tradicionais vans. Alguns entregadores ou entregadoras também farão entregas a pé, quando as distâncias forem menores.

- Publicidade -

O centro de micromobilidade é uma resposta para a necessidade da gigante do vaerejo de reduzir suas emissões. “Nossas novas bicicletas de carga elétrica, entregas a pé e frota crescente de entrega com veículos elétricos nos ajudarão a fazer entregas com emissão zero em Londres e no Reino Unido, num número que nunca fizemos”, disse o gerente da Amazon, John Boumphrey, em comunicado.

entrega bicicleta delivery
Foto: Paolo Feser | Unsplash

Um estudo feito em Londres já havia comprovado que o uso de bicicletas para entregas, além de diminuir a pegada ecológica do delivery, pode aumentar a velocidade e eficiência do serviço. O relatório The Promise of Low Carbon Freight, apresenta um estudo relevante para o uso de bicicletas para fins comerciais.

Usando dados de GPS, os pesquisadores compararam as rotas percorridas por bicicletas de carga em Londres com as rotas que as vans teriam de seguir para entregar os mesmos pacotes.

O resultado é que a entrega realizada por veículos movidos à combustíveis fósseis, soma ao custo do produto o impacto ambiental: emissão de gases de efeito estufa que contribuem para as mudanças climáticas.

- Publicidade -
Amazon e-bikes
Foto: Divulgação | Amazon

Em uma área com uma densidade populacional elevada, como é o caso do bairro londrino, bicicletas e pernas garantem mais entregas em uma mesma região, de forma mais rápida e menos poluente.

Para além dos grandes centros de distribuição de gigantes do varejo como a Amazon, é necessário pensar em soluções para que os últimos trechos das entregas sejam percorridos com o menor impacto ambiental possível. Isso só se torna viável com boa tecnologia para e-bikes ou quadriciclos e com uma infraestrutura adequada para bicicletas e pedestres.

A criação de centros de micromobilidade também são importantes para garantir a logística necessária para todas as operações. A Amazon comunicou que planeja abrir mais centros de entrega desse tipo no Reino Unido este ano como parte de seus esforços para reduzir suas emissões de carbono.

- Publicidade -
Amazon e-bikes
Foto: Divulgação | Amazon