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Bogotá proíbe carros por 1 dia

Ruas da cidade baniram automóveis após grandes incêndios derrubarem a qualidade do ar

bogotá carros
Foto: Michael Barón | Unsplash

Na última quinta-feira (1), o trânsito fluiu tranquilamente em Bogotá, na Colômbia. Parecia um dia de greve, mas os meios de transporte não faltaram: havia ônibus e táxis circulando normalmente. O responsável pelas ruas quase vazias foi a decisão do governo de banir os automóveis particulares ao longo de todo o dia.

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A proibição de carros foi uma das medidas adotadas pela prefeitura para amenizar a concentração de poluentes após dezenas de incêndios florestais assolarem as proximidades de Bogotá na última semana. Além da destruição de importantes vegetações, altos níveis de partículas finas afetaram a qualidade do ar.

Apesar da estratégia ser direcionada a uma emergência sanitária, a restrição do uso de veículos por um dia já não é novidade. Ao menos uma vez por ano, a capital da Colômbia realiza a proibição de carros e motos. Nesta última edição, estima-se que 1,85 milhão de automóveis e 430 mil motos não saíram da garagem. A multa pelo descumprimento era de mais de 572 mil pesos colombianos – equivalente a R$ 720.

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Foto: Victor Rosario | Unsplash

Como alternativa, a prefeitura contabilizou mais de um milhão de viagens de bicicleta. A magrela junto ao transporte público foram os meios de transporte mais utilizados pela população.

Além das bikes e ônibus, registros em vídeo mostram a tímida presença de patinetes como alternativa. Táxis, carros elétricos e veículos para pessoas com deficiência também puderam circular livremente. O G1 registrou como ficaram as ruas – veja aqui.

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A caminhada, o modal mais antigo do mundo, também teve vez: as pessoas tomaram as ruas. A prefeitura calcula que mais de 110 mil cidadãos circularam pela cidade a pé.

Como resultado, a medição da qualidade do ar revelou que a redução das emissões foi constatada na maior parte da cidade. Outro dado que a prefeitura anunciou com orgulho: não foram registrados acidentes rodoviários na capital do país ao longo do dia.

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“Este dia nos leva a pensar em como mudar nossa forma de nos locomover pela cidade e entender que Bogotá tem que avançar para meios de transporte sustentáveis, bem como investir mais no sistema de transporte”, afirmou o prefeito, Carlos Fernando Galán.

O sistema de transporte de Bogotá baseado no VLT (semelhante ao BRT) já foi exemplo mundial. Hoje a cidade enfrenta superlotação e viagens muito longas nesse tipo de transporte, o que consequentemente está levando a uma busca cada vez maior por veículos individuais. Para os adeptos da caminhada uma boa notícia: um estudo apontou a cidade como uma das melhores para pedestres. Para quem precisa fazer pequenas locomoções, caminhar é uma escolha saudável e econômica.