Oslo anuncia acordo para transporte público 100% elétrico
Capital da Noruega vai substituir todos os ônibus da cidade por modelos elétricos em 2023
Capital da Noruega vai substituir todos os ônibus da cidade por modelos elétricos em 2023
Conforme a urgência em substituir combustíveis fósseis aumenta, novos modelos de carros elétricos são anunciados com cada vez mais frequência. De carros criados para áreas urbanas a modelos que já trazem painéis solares, a ideia é dar prioridade aos veículos elétricos, com montadoras anunciando mudanças na sua produção e países e cidades criando leis para acelerar a transição energética.
Mas, além de pensar no futuro dos automóveis, é necessário ter claro que precisamos repensar os meios de transportes que iremos priorizar no futuro. Elétricos ou não, os carros são um transporte individual e o impacto ambiental de um único automóvel é enorme, ainda mais considerando que ele vai leva muitas vezes uma única pessoa. Investir em transporte público sustentável, e em cidades com estrutura para bicicletas e pedestres é fundamental. Com um único ônibus elétrico, podemos eletrificar o transporte de dezenas de passageiros de uma só vez.
É com esta perspectiva que Oslo, capital da Noruega, está a caminho de se tornar a primeira capital do mundo a ter um sistema de transporte público totalmente elétrico. Com um novo acordo para substituir os ônibus públicos movidos a diesel por modelos elétricos, a expectativa é que a cidade atinja esta meta ainda em 2023. A iniciativa faz parte de objetivo ainda maior: Oslo quer se tornar a primeira cidade com emissões completamente zero até o final desta década.
Segundo a agência de notícias Reuters, a substituição dos atuais ônibus da cidade por 450 ônibus elétricos faz parte de um acordo de cerca de US$ 47 milhões). É um investimento inicial alto, mas que pode ajudar a cidade a economizar dinheiro a longo prazo, ao zerar suas emissões. A mudança trará mais qualidade de vida, reduzindo a poluição sonora e atmosférica da cidade.
Sirin Stav, vice-prefeito responsável pelo meio ambiente e transportes, declarou que espera que a transição total para ônibus elétricos inspire outras cidades a seguir o exemplo.“A manutenção é mais barata, também é mais barata para os operadores dos ônibus elétricos. Em suma, esta é uma situação ganha-ganha”, explicou ele.
Oslo já eletrificou muitas de suas balsas e possui uma extensa rede de ciclovias e medidas de segurança aprimoradas para ciclistas e pedestres para incentivar os residentes a usar formas de transporte mais sustentáveis dentro da cidade.
“No entanto, é importante que Oslo daqui para frente garanta que haja transparência em quantas emissões estão associadas à produção dessas balsas e veículos”, disse Ingvild Roerholt, consultor em questões de transporte para o grupo ambiental Zero Emission Resource Organization (ZERO).
O especialista elogiou o acordo anunciado para Oslo, mas alerta que as principais preocupações em relação aos veículos elétricos envolvem a fabricação de suas baterias e a eletricidade necessária para o carregamento.
Na Noruega, 92% da geração de eletricidade vem de energia hidrelétrica abundante, mas o petróleo, o gás e o carvão juntos ainda constituem uma parcela considerável da matriz energética.
Embora ainda haja espaço para melhorias e transparência em relação às emissões e uso de energia da fabricação de veículos elétricos, os ônibus elétricos economizam cerca de 62% das emissões em comparação com os ônibus movidos a diesel.