- Publicidade -

Honda lança baterias compartilhadas para motos elétricas

Sistema permite a troca de bateria de forma simples; SP já testa produto semelhante

Ideia é que o motociclista tenha sempre baterias carregadas à disposição sem precisar esperar. | | Foto: Honda | Divulgação

A Honda acaba de iniciar a comercialização de uma estação de baterias intercambiáveis no Japão. Apelidada de Honda Power Pack Exchanger, o sistema permite a troca rápida de baterias de motocicletas elétricas ao invés do carregamento em eletropostos, como ocorre com os carros elétricos.

- Publicidade -

A ideia é que as baterias sejam então compartilhadas, de forma que o motociclista tenha sempre baterias carregadas à disposição sem precisar esperar. Segundo a fabricante japonesa, o sistema ainda possui recursos tecnológicos de monitoramento.

“O Honda Power Pack Cloud gerencia de forma centralizada, em nuvem, todas as informações necessárias para uma operação de serviço de compartilhamento de bateria”, garante a empresa. O status de carga de cada unidade na estação e informações sobre disponibilidade de baterias são exemplos.

Honda baterias
Sistema é chamado de Honda Power Pack Exchanger. | Foto: Honda | Divulgação

Outras vantagens da inovação incluem o fato de que a estação pode carregar múltiplas unidades ao mesmo tempo, a estação é “pré-carregada” de modo que continua carregando e alugando as baterias mesmo se houver queda de energia e o modelo está equipado com uma função de resfriamento da bateria para suprimir a degradação induzida pelo calor.

Por fim, o objetivo é que usando um smartphone, o usuário possa encontrar informações em tempo real sobre baterias disponíveis para locação.

- Publicidade -

Como funciona

Tanto o encaixe superior quanto o inferior de cada estação é projetado para ter um ângulo que facilite a inserção ou remoção da bateria. A estação automaticamente começa a carregar quando a bateria é inserida no encaixe. Para trocar as baterias, o usuário usa um cartão.

Honda Power Pack Exchanger
Para trocar as baterias, o usuário usa um cartão. | Foto: Honda | Divulgação

Na Índia, o serviço de compartilhamento de baterias foi lançado pela empresa e é voltado para triciclos elétricos usados como táxis – os famosos riquixás. Já no Brasil, a Voltz desenvolveu uma moto elétrica exclusiva para entregadores do aplicativo iFood e também uma rede de estações de troca de baterias, semelhante ao sistema da Honda. A estrutura está disponível em postos Ipiranga da capital paulista, onde os entregadores podem fazer a troca de baterias descarregadas por outras carregadas rapidamente.

- Publicidade -