Valência testa robô autônomo capaz de coletar lixo nas praias

Equipamento pode coletar até 330 unidades de resíduos por km²

robô praias
Tecnologia em fase experimental está sendo testada em um ambiente real. | Foto: Prefeitura de Valência

Um robô elétrico capaz de coletar até 330 unidades de resíduos por quilômetro quadrado está sendo testado em Valência, na Espanha. Batizado de PlatjaBot, o modelo tem a capacidade de operar por sete horas de forma ininterrupta e é uma aposta da cidade para ajudar a manter as praias livres de resíduos.

Na aparência, o dispositivo pode ser similar a um pequeno robô aspirador doméstico. Entretanto, o PlatjaBot é capaz de limpar cinco quilômetros quadrados de praia com uma única carga. Um dos seus diferenciais, frente a outros modelos já testados, é usar Inteligência Artificial para funcionar de forma totalmente autônoma, sendo o primeiro do tipo no mundo, de acordo com a prefeita de Valência, Maria José Catala.

A gestão da cidade espanhola também orgulha-se de ser a primeira cidade do país a ter uma lei que permite testar a tecnologia em fase experimental em um ambiente real. Os primeiros testes foram realizados na praia La Malvarrosa nesta semana.

robô praias
A prefeita de Valência, María José Catalá, com o robô em teste.

Segundo Clodo González, responsável pela empresa UMIbots, que desenvolveu a tecnologia, as características do robô garantem a segurança tanto na parte frontal para detectar obstáculos e pessoas como na segurança perimetral para poder movimentar toda a carga.

O robô é simplesmente capaz de detectar qualquer obstáculo, mesmo à noite ou em condições climáticas adversas, podendo “decidir” se deve parar ou evitar o obstáculo. Também pode ser operado remotamente e receber diferentes rotinas. Ele ainda possui um giroscópio embutido e, em caso de movimento repentino ou vandalismo, a máquina trava sozinha.

Robô para limpar praias

O robô pode ser especialmente eficiente na retirada de bitucas de cigarro e plásticos, que estão entre os itens mais encontrados nas praias ao redor do mundo. Podendo ser abastecido com energia solar, o veículo consegue coletar até 10 centímetros de solo e peneirar todos os resíduos encontrados na superfície. Estes resíduos acumulam-se num depósito traseiro para serem despejados em contentores.

cigarro praias
Bituca de cigarro é um dos resíduos mais encontrados nas praias do mundo. | Foto: Freepik
cigarro praias
Bituca de cigarro é um dos resíduos mais encontrados nas praias do mundo. | Foto: Freepik

A preocupação com os resíduos nas praias tem sido crescente na Espanha. Em 2022, foi inclusive aprovada uma lei que proíbe o uso de cigarros nas praias. Em Valência, o interesse de manter as praias livres de resíduos pode ser ainda maior, uma vez que a cidade foi eleita Capital Verde da Europa neste ano. Suas praias banhadas pelo mar Mediterraneo e suas áreas verdes formam um ambiente único para os turistas e levam qualidade de vida aos moradores: 97% dos residentes vivem a menos de 300 metros de uma grande área verde.

Adaptável, a aplicação do robô se estende ainda a parques urbanos e áreas recreativas, em geral.