moto elétrica
Foto: CAKE
- Publicidade -

Projetada para transportar cargas pesadas e volumosas, a Ösa AP é uma moto elétrica “fora da rede”. Equipada com bateria móvel, é carregada com energia solar e possui carregadores móveis, garantindo maior tempo de funcionamento livre de estações fixas de recarga.

O modelo é um dos mais novos destaques da empresa sueca CAKE, especializada no desenvolvimento de motocicletas elétricas.

A Ösa AP possui duas versões: Ösa+ AP e Ösa flex AP. Atingindo velocidades máximas de 90 km/h, o Ösa+ AP possui maior potência e desempenho, enquanto a Ösa flex AP possui velocidade máxima de 45 km/h.

- Publicidade -

Ambas se unem ao modelo anterior Kalk AP: projetada especialmente para áreas de conservação da vida selvagem. Em comum, o trio faz parte da iniciativa Anti-Poaching, isto é, um movimento para combater a caça ilegal de animais selvagens.

A cada moto elétrica vendida, 3% dos rendimentos vão diretamente para o Southern African Wildlife College, uma iniciativa de treinamento em conservação perto do Parque Nacional Kruger, na África do Sul.

Moto anti-caça

As motos elétricas off-road, fabricadas pela CAKE, ajudam guardas florestais a se aproximarem e capturarem caçadores sem fazer alarde. Além de silenciosos, os veículos substituem o motor de combustão – insustentáveis para a região. Isso evita não só a emissão de gases poluentes no local, como também a emissão gerada para entregar o combustível, que é feito por caminhões a diesel e às vezes por helicópteros. Situação altamente prejudicial para áreas sensíveis de conservação.

Os modelos Ösa AP, em específico, vêm com design e especificações que permitem uma configuração modular, altamente flexível. Diversas combinações de acessórios, de cestos a reboques, são facilmente fixadas na estrutura.

A possibilidade de transportar cargas pesadas e volumosas também foi melhorada, de forma que os guardas florestais podem levar seus equipamentos com mais facilidade.

Outras características da nova moto elétrica incluem a bateria removível e tomadas múltiplas para que o condutor possa carregar seus dispositivos eletrônicos durante o trajeto.

“Em estreita colaboração com os guardas florestais, a plataforma será afinada e otimizada continuamente, com o objetivo de criar o melhor veículo possível para o combate à caça furtiva”, afirma a CAKE.

No último CES 2022 – uma das maiores feiras de tecnologia do mundo – a fabricante sueca apresentou a “CAKE: work series”. A linha possui um aplicativo de conectividade que foi atualizado e inclui recursos para permitir que gerentes de frotas profissionais monitorem e gerenciem seus veículos.

Entre as atualizações do aplicativo estão a configuração de modos de viagem personalizados, informações de pilotagem em tempo real, autonomia, status da bateria, histórico de viagens e segurança antifurto.

- Publicidade -