- Publicidade -

Caminhar 500 passos “extras” por dia reduz doenças cardiovasculares

Estudo realizado com idosos ao longo de 3,5 anos mostra que a cada 500 passos risco de insuficiência cardíaca ou derrames em 14%

caminhada casal idosos
Foto: Daniel Bernard | Unsplash

Caminhar é uma das atividades mais simples e eficientes para quem quer melhorar a saúde e o bem estar. Além dos benefícios que a caminhada traz, temos a vantagem de não depender de academia ou equipamentos para esta prática: basta, literalmente, sair andando por aí.

- Publicidade -

Um novo estudo comprova que andar faz bem, principalmente para pessoas mais velhas. Pesquisadores americanos descobriram que, para idosos, a cada 500 passos adicionais por dia, o risco de problemas cardíacos e derrame é reduzido.

“Os passos são uma maneira fácil de medir a atividade física, e mais passos diários foram associados a um menor risco de ter um evento relacionado a doenças cardiovasculares em adultos mais velhos”, diz a pesquisadora principal Dra. Erin Dooley, professora assistente de epidemiologia na Universidade de Alabama.

caminhada
Além dos benefícios físicos, a caminhada é uma oportunidade de estar com quem gostamos, desfrutar momentos na natureza e conhecer novos lugares. Foto: Pixabay

Metodologia

Fizeram parte deste estudo 452 pessoas com idade média de 78 anos que usaram um dispositivo colocado no quadril que media seus passos diários. Os dispositivos foram usados ​​por três ou mais dias, por 10 ou mais horas, e a contagem média de passos foi de cerca de 3,5 mil passos por dia.

O acompanhamento ocorreu ao longo de 3,5 anos e, neste período, 7,5% dos participantes tiveram um evento de doença cardiovascular, como doença coronariana, derrame ou insuficiência cardíaca.

- Publicidade -

Resultados

Pessoas que deram cerca de 4,5 mil passos por dia tiveram um risco 77% menor de sofrer um evento cardiovascular, como ataque cardíaco ou derrame, do que aquelas que deram menos de 2 mil passos por dia. Entre os participantes que caminharam cerca de 4,5 mil passos por dia, cerca de 3,5% sofreram um evento cardiovascular. Já entre os que caminharam menos de 2 mil passos por dia, este número saltou para 11,5%.

passos caminhada
Foto: Mette Køstner na Unsplash

“A maioria dos estudos até agora se concentrou em adultos no início da meia-idade com metas diárias de 10 mil ou mais passos, o que pode não ser atingível para indivíduos mais velhos”, explica a Dra. Erin.

De acordo com o estudo, a marca de 500 passos adicionais dados por dia foi associado a um risco 14% menor de doença cardiovascular. “Ficamos surpresos ao descobrir 500 passos de caminhada poderiam trazer um benefício tão forte para a saúde do coração”, disse Dooley à American Heart Association.

- Publicidade -

“Embora não desejemos diminuir a importância da atividade física de maior intensidade, encorajar pequenos aumentos no número de passos diários também traz benefícios cardiovasculares significativos”, acrescentou ela. “Se você é um adulto com mais de 70 anos, comece tentando dar mais 500 passos por dia.”