crianças Roterdã
Foto: Jannes Linders
- Publicidade -

Crianças de até 12 anos ganharam passe livre para viajar nos transportes públicos de Roterdã, segunda maior cidade da Holanda. A medida começou a valer em 1 de janeiro de 2022 e seguirá em teste ao longo do ano.

Residentes poderão se beneficiar de mobilidade gratuita para seus filhos no metrô, bonde e ônibus de Roterdã.

O programa está sendo avaliado e, portanto, ao menos por enquanto, não é definitivo. A gestão do município tem como objetivo tornar o transporte público mais acessível e atraente para os pais das crianças. Desta forma, visa incentivá-los a deixarem o automóvel em casa.

- Publicidade -

Além disso, a ideia é dar às crianças a oportunidade de se familiarizar com o transporte público desde cedo e de descobrir a cidade de maneira diferente.

No Brasil, menores de 6 anos, que não ocupam assentos, podem viajar sem pagar a passagem. Em Roterdã, somente crianças de até 3 anos podem viajar gratuitamente. Ou seja, o programa agora em teste estende o direito aos pequenos de 4 a 12 anos.

crianças roterdã
Foto: Sebastiaan stam | Unsplash

Para ter garantir a gratuidade, os pais ou responsáveis devem apenas fazer um cartão de transporte e solicitar as viagens gratuitas. O cartão em si é de uso individual, tem o custo de € 7,50 (euros) e é válido por 5 anos. A prefeitura apenas salienta o óbvio: a passagem de graça é válida apenas se a criança viajar acompanhada por um adulto.

- Publicidade -