- Publicidade -

Rolinho de Verão: versão refrescante e vegana do rolinho primavera

Fácil, rápido e versátil, essa receita plant-based pode virar um super lanche ou o prato principal para os dias de muito calor

rolinho de verão
Foto: Naveia

Provavelmente, você já conhece o rolinho primavera. Aquele de massa fininha e crocante que veio da Ásia e, hoje, é visto com os mais variados recheios doces e salgados em restaurantes de comida japonesa usando o nome Harumaki. Mas você já ouviu falar em gỏi cuốn?

- Publicidade -

Esse é o nome original do rolinho vietnamita, que ganhou o apelido “rolinho de verão” por ser uma variação mais refrescante do rolinho primavera. Enquanto esse é feito com massa de trigo frita, o rolinho de verão é feito com papel de arroz e não vai para a panela.

Algumas receitas tradicionais levam camarão e carne de porco, mas é sempre bom repensar nossas escolhas alimentares, para cuidar melhor da saúde e do planeta. Então, decidimos focar nos ingredientes vegetais que também são usados nesse prato. Até porque o clima tá bem quente e a gente precisa mesmo é de um refresco que só a combinação de frutas, verduras, legumes e ervas podem trazer.

A versatilidade do rolinho de verão vem da possibilidade de trocar os ingredientes de acordo com a estação do ano ou ao gosto do freguês. E se tiver difícil de achar o papel de arroz, é só trocá-lo por folha de couve e deixar seu rolinho ainda mais nutritivo.

Rolinho de verão

rolinho de verão receita
Foto: Cocobols | Unsplash

Ingredientes

  • 100g de shiitake sem talo e cortados em tiras
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 4 folhas de alface lisa rasgadas
  • meio abacate cortado em tiras
  • 100g de tofu firme cortado em tiras
  • meio pepino cortado em tiras
  • 1/4 de xícara de hortelã
  • 1/4 de xícara de amendoim torrado e picado
  • 4 folhas de papel de arroz

Modo de preparo:

  1. Numa frigideira pequena, refogue o shiitake no azeite até que fique macio e deixe esfriar;
  2. Num prato fundo ou tigela (de tamanho suficiente para comportar as folhas de arroz), adicione água morna. Coloque uma folha de arroz por vez e deixe hidratar por alguns segundos até amolecer. Retire da água e, numa superfície plana (ou tábua de cortar), estique a folha com cuidado para não rasgar, segurando pelas bordas;
  3. Para montar os rolinhos, coloque primeiro a folha de alface, depois o shiitake, o abacate, o tofu, o pepino e, por fim, a hortelã e o amendoim. Cuidado para não encher demais. Dobre o lado do rolinho mais próximo a você cobrindo os ingredientes, depois os lados por cima e enrole subindo. Tente enrolar justo, mas sem apertar demais (pro rolinho não estourar e nem ficar molenga). Pronto, o primeiro já foi! 🙂
  4. Agora, é só repetir os processo pra fazer os outros rolinhos e servir acompanhados de um molho de sua preferência. Nossa recomendação é algo levemente adocicado, como mostarda com melado.

Receita de chef

Essa receita foi desenvolvida pelo chef Daniel Biron em parceria com a Naveia. Daniel Biron é dono dos restaurantes plant-based Teva e Teva Deli, no Rio, onde até quem não é veganos come querendo repetir. Ele é ainda instrutor e chef de cozinha especialista em culinária vegetal e sem glúten formado pela Natural Gourmet Institute for Health and Culinary Arts em Nova York.

- Publicidade -

Esta e outras receitas estão no livro “Receitas para Mudar o Mundo – Um Lanchinho de Cada Vez” criado pela Naveia em função do lançamento dos Deleitinhos, linha infantil da marca. O objetivo do projeto era divulgar receitas de lanches plant-based perfeitos para as crianças levarem pra escola acompanhados dos Deleitinhos.

leite condensado vegano
Leite condensado vegano da Naveia. Foto: Naveia

A Naveia é uma marca de laticínios vegetais de aveia criada a partir de muita inspiração ativista e amos aos animais que acredita que é possível mudar o mundo com escolhas de consumo consciente, e entende a categoria plant-based como parte fundamental disso.

Lançada em novembro de 2020, a Naveia conta com vários produtos em seu portfólio, como os “deleites vegetais” Original, Barista, Chocolate, Manga e o infantil Deleitinho (nos sabores chocolate e morango), além da Navelã (creme de avelã com cacau), da Manteiga Naveia, o Chantilly Vegetal, o Creme Deleite e o tão aguardado Deleite Condensado. Os produtos podem ser encontrados em diversos pontos de venda por todo país, como supermercados e empórios, e, inclusive, cafeterias e restaurantes, além da loja no próprio site www.naveia.com.br.

- Publicidade -

Quer desconto?

Leitores do CicloVivo têm um desconto exclusivo 15% de desconto no site da marca usando o cupom CICLOVIVO. Esta promoção não inclui assinaturas e itens da linha Lifestyle.

Alexandra Soderberg Naveia
Alex Soderberg, ativista e fundadora da Naveia. Foto: Instagram | Arquivo Pessoal