Saiba quais são as 10 frutas ideais para consumir em março e abril
11 de Março de 2014 • Atualizado às 15h37

Consumir frutas da época é algo que faz bem ao corpo, ao meio ambiente e ao bolso. Por isso, o CicloVivo separou uma lista com dez frutas cuja safra ocorre nos meses de março e abril. Confira abaixo quais são as opções e os nutrientes que cada uma delas possui.

Abacate

A safra do abacate ocorre exatamente nos meses de março e abril. O grande diferencial dessa fruta é a sua capacidade de ajudar a evitar a fadiga mental. Além disso, ele possui vitaminas A, C, E, B6 e minerais como: ferro, potássio, magnésio, sais minerais e glutationa.


Foto: Murtada al Mousawy/Flickr

Caqui

Originário da Ásia, o caqui já é cultivado em praticamente todo o Brasil. Ele possui vitaminas E e C, ferro, fósforo, cálcio e betacaroteno, um componente que atua como antioxidante e ajuda no combate aos radicais livres. O caqui ainda mantém o bom funcionamento do intestino e possui licopeno, que atua como defensor do organismo.


Foto: Daurmith/Flickr

Coco

A safra do coco começa em outubro e vai até março. Seja a água do coco ou a polpa, essa é sempre uma boa opção. Ele possui vitaminas A, B1, B2, B5 e C. Além de alto teor de potássio, fósforo, fibras, sódio e cloro. Uma curiosidade sobre este fruto é sua capacidade de destruir alguns tipos de vírus, como o causador da herpes, por exemplo.


Foto: WilkerNet/Flickr

Kiwi

O kiwi é mais um dos frutos originários da Ásia, mais precisamente do sul da China. Sua combinação de vitaminas A e E reduz os riscos de doenças cancerígenas. Ele ainda possui vitamina B6, niacina, cálcio, magnésio, ferro e potássio e ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue.


Foto: Green Asia/Flickr

Laranja

O Brasil é o maior produtor de laranja do mundo e as safras percorrem praticamente o ano todo. Assim, é fácil conseguir laranja fresca em qualquer época. Apesar de ser famosa pela vitamina C, a laranja também possui vitamina A, B2, potássio, cálcio, manganês, fibras e água. No nosso organismo, ela auxilia a combater a gripe, melhora a resistência a infecções e ainda melhora a cicatrização.


Foto: Christine/Flickr

Limão

O limão pode ser encontrado em muitas variedades e também possui diferentes usos, desde temperos até sobremesas. Sua principal vitamina é a C, mas ele também pode auxiliar a dissolver cálculos renais, desentupir artérias e ainda diminuir a ansiedade e depressão.


Foto: Henrique Vianna/Flickr

Maçã

A maçã é um fruto bastante popular e comum, sua safra se dá em março e seus benefícios à saúde são muitos. Além de promover o bom funcionamento do sistema digestivo, ela faz bem ao coração e é aliada de quem deseja perder peso, por dificultar a absorção de gorduras, glicose e eliminar o colesterol. Seus principais nutrientes são: vitaminas B1, B2 e B5, fósforo, ferro e potássio.


Foto: Imaffo/Flickr

Mamão

O mamão possui propriedades calmantes e laxativas, ele também ajuda a prevenir o câncer, a controlar a frequência cardíaca e a pressão arterial e reduz os sintomas da sinusite. O fruto é rico em vitaminas A e C, licopeno, potássio, cálcio, fibras e água.


Foto: Nina Coco/Flickr

Tomate

Apesar de muita gente duvidar, o tomate é uma fruta e sua safra ocorre entre os meses de setembro e abril. O principal benefício que ele oferece é a prevenção a doenças cardiovasculares. Ele também possui vitaminas A e C, acido fólico e licopeno.


Foto: Scott.h/Flickr

Uva

A safra da uva está quase no fim. Ela começa em dezembro e vai só até março. Esta fruta é ótima para ativar os rins, combater doenças intestinais, melhorar a circulação sanguínea e controlar o colesterol. A uva possui vitamina C, complexo B, sais minerais, ferro, cálcio e potássio. 


Foto: Tribp/Flickr

Por Thaís Teisen – Redação CicloVivo



Faça você mesmo

institucional capa | quem somos | cadastre-se | sugestão de pauta | como anunciar | contato
canais meio ambiente | tecnologia | arquitetura | mídia e negócios | desenvolvimento | vida sustentável | cidadania | bike | faça você mesmo | vídeos

CicloVivo - Plantando notícias | Todos direitos reservados 2014.