caroço de abacate
Foto: Eddie Pipocas | Unsplash
- Publicidade -

O abacate é um daqueles ingredientes coringa. Pode ser usado em receitas doces, como vitaminas de frutas, e salgadas, como a famosa guacamole.

Quem é fã da fruta, sabe que do se caroço é possível fazer brotar um pede abacate, uma atividade lúdica para se fazer com crianças e um jeito de garantir abacates no futuro, quando se tem um bom lugar para o plantio.

Mas, o caroço do abacate pode ser usado de diversas outras formas, desde alimentação à artesanato e cosméticos. Quer saber mais? Confira as dicas abaixo

- Publicidade -

Como aproveitar o caroço do abacate?

Foto: Shevtova | Pexels

Tintura natural

Reserve as cascas e o caroço para criar uma tintura natural em tons de rosa. Comece lavando e secando os dois ingredientes. Corte tudo, jogue em uma panela com água e cozinhe por uma hora ou mais. Depois, coe os pedaços.

Jogue retalhos de tecido e deixe no fogo por mais uma hora, aproximadamente. Em seguida, retire-os imediatamente depois ou deixe por mais tempo, a depender da cor que deseja.

SOS guacamole

Foto: Sanja Kostic | Treehugger

Essa é uma técnica incrível para quem gosta de guacamole. Algumas pessoas colocam o caroço no meio do guacamole e garantem que isso evite que o molho fique marrom. Outras alternativas são colocar um pouco de suco de limão ou cobrir bem o recipiente.

Esfoliante

Se cuidar é muito bom e, se for com produtos naturais, é melhor ainda. Para fazer uma esfoliação, seque e triture o caroço de abacate e misture este pó na sua máscara facial. Esfregue o rosto delicadamente, para remover as células mortas. Outra opção é usar com sabonete, durante o banho.

Bom apetite!

Você pode incluir o caroço de abacate ralado em sucos e vitaminas. O caroço tem vários nutrientes, como cálcio, magnésio e potássio. Rale num ralador comum, enquanto o caroço ainda estiver úmido, assim fica vai estar mias macio e também se mistura mais fácil, poupando o seu liquidificador.

O caroço de abacate ralado também pode ser adicionado a molhos e outras receitas salgadas, como ensopados. Foto: Sanja Kostic | Treehugger

Hora do chá

Coloque o caroço, ou pedaços dele em uma xícara e despeje água quente. Espere uns minutos e experimente. Caso ache que ficou muito amargo, coloque um pouco de mel u adoce como preferir.

Foto: Sanja Kostic | Treehugger

Cultive uma planta de abacate

Para essa sugestão, o caroço deve estar seco. Comece com três palitos, um copo de água e um pouco de luz solar. Você deverá ver as raízes e o caule surgindo em apenas algumas semanas.

caroço de abacate
Foto: iStock by Getty Images

Solte a imaginação

Quando ainda está úmido o caroço de abacate é bastante macio e fácil de cortar. Você pode treinar as sua criatividade criando formas e imagens que vão ficar mais duras e escuras quando o caroço secar. Mas muito cuidado ao usar equipamentos afiados!

Foto: Sanja Kostic | Treehugger

Cuide do cabelo

A máscara de abacate é muito usada, especialmente por quem tem cabelo seco. Para hidratar o cabelo, muitas pessoas amassam a poupa da fruta e espalham no comprimento dos fios, as vezes com outros ingredientes. Neste caso é importante evitar as raízes, para que não fiquem muito oleosas.

Foto: Tim Mossholder | Unsplash

Outro uso do abacate no cuidado capilar é um shampoo caseiro com o caroço da fruta que ajuda a deixar o cabelo mais macio e resistente.

Para fazer o shampoo de caroço de abacate, rale 3 caroços cubra com cerca de 6 xícaras de água e leve para ferver. Cozinhe por cerca de 20 a 30 minutos. Deixe esfriar e coe em uma jarra. Combine com uma porção do seu shampoo com 3 porções deste do líquido do caroço e você terá um shampoo de abacate que dispensa o uso do condicionador.

Nota: Depois de um tempo o caroço de abacate ganha uma cor avermelhada ou alaranjada, o mesmo vale para os líquidos que entram em contato com ele.

Com informações de Casa.com.br e TreeHugger

- Publicidade -