Quando se fala em fruta exótica, a gente logo lembra do kiwi. A origem do kiwi (Actinidia deliciosa) é a China, mas tem conquistado apreciadores ao redor do mundo pelo seu sabor levemente azedo. Ele é utilizado em saladas, drinques, doces, sorvetes…

Além do valor alimentício, ele traz diversos benefícios para a saúde. Previne o envelhecimento da pele por ser antioxidante, ajuda no funcionamento do intestino, ajuda a prevenir o câncer, auxilia nos processos respiratórios, diminui o colesterol ruim no sangue e melhora a circulação.

Agora aprenda tudo sobre o cultivo de kiwi com as dicas, para que você já possa colocar a mão na massa!

Como plantar kiwi orgânico

Para saber como plantar kiwi orgânico, é preciso estar atento a algumas necessidades dessa planta. Ele é não é do Brasil, portanto para conseguir um plantio de boa qualidade você deve fornecer às suas plantas as melhores condições.

Escolha a variedade de kiwi

Foto: iStock

O primeiro passo é decidir que tipo de kiwi você quer plantar. Existem as variedades de kiwi femininas, que são a Bruno, Monty, Abbott e Hayward, e machos Matua, Tomuri e MPV.

Você precisa de pelo menos um macho e uma fêmea para ter frutos de kiwi.

Época de plantio

A época ideal de plantio para estaquia é de julho a agosto, e para plantio das mudas formadas (com torrão de terra), é de setembro a outubro.

Temperatura e luminosidade

De regiões mais frias, o kiwi suporta temperaturas de até -15ºC. Temperaturas altas e exposição direta ao sol prejudicam o bom desenvolvimento do kiwi, podendo até causar lesões.

Solo, adubação e irrigação

Os solos ideais são profundos, com boa drenagem e férteis. A adubação orgânica deve ser aplicada de 30 a 60 dias antes do efetivo plantio. Já a irrigação deve ser feita uma vez por semana. No entanto, em condições com temperaturas quentes, a frequência deve aumentar para deixar o solo sempre úmido. O kiwi não tolera estiagem.

Como fazer a estaquia do kiwi

Evite plantar semente de kiwi, sem saber se elas provêm de muda macho ou fêmea. Se for utilizar mudas, adquira um macho para cinco fêmeas, ou aprenda como fazer mudas de kiwi a partir de estacas, que é o método mais comum para plantar kiwi.

De acordo com o especialista em agricultura orgânica Thiago Tadeu Campos, a estaquia é feita na primavera. Corte as estacas de 10 cm de comprimento, de uma planta adulta, com pelo menos dois nós e duas folhas. Corte essas folhas ao meio. A estaca deve ser cortada em bisel na parte inferior e também perto de um nó. Coloque a estaca em um substrato e envolva tudo com um plástico. Isso vai ajudar a não perder a umidade. Quando você notar que apareceram mais gemas, tire o plástico e plante em um recipiente maior, com 50% de sombra. Você deve fazer as regas para manter a umidade. Quando sua muda estiver pronta para ir para o campo, faça o transplante com cuidado.

Escolha o melhor suporte para seu plantio

Como o kiwi é uma planta trepadeira, primeiro você deve planejar e providenciar um suporte para que a planta suba. Esse suporte pode ser em cruzeta (formato T), pérgola ou cercas. Lembre-se que o pé de kiwi pode chegar até 10 metros de altura. Então, além do sexo da planta, você deve pensar bem na distribuição delas nesse suporte.

Para pérgula (ou caramanchão), você pode plantar a cada 6 metros entrelinhas e 6 metros entre plantas. Para cruzeta, de 4 a 5 entrelinhas e 6 metros entre plantas.

Foto: iStock

Como conduzir seu plantio

Com aproximadamente 15 dias do plantio, você vai perceber o surgimento de novas brotações. Para ter uma produção de kiwi satisfatória, conduza somente a mais vigorosa, direcionando ela para o suporte.

A poda de verão é feita semanalmente, onde se corta as extremidades dos ramos. A poda de inverno ocorre uma vez por ano, para direcionar os melhores ramos, que contém de 6 a 7 gemas basais.

Caso seu sistema exija capinas, muito cuidado! As raízes do kiwi são superficiais, então fique bem atento para não fazer uma capina errada e comprometer as raízes da planta.

Para ajudar a manter a umidade, faça cobertura morta, que além de te ajudar na irrigação, abafa o nascimento de plantas indesejadas.

Chegou a colheita

A colheita de kiwi é feita de abril a maio, após quatro anos do plantio, em tempo seco para evitar a ocorrência de bolor cinzento. Os frutos podem ser colhidos antes de maduros, e nessa condição resistem até oito semanas armazenados adequadamente.