- Publicidade -

6 alimentos que ajudam a controlar a pressão alta

Infelizmente a pressão alta afeta muita gente. A boa notícia é que alguns alimentos e hábitos simples podem ajudar!

beterraba coração
Foto: Unsplash

Muita gente tem vida cada vez mais corrida, sem muito tempo para pensar em se cuidar, se divertir ou simplesmente, relaxar… Essa realidade, combinada com uma alimentação desequilibrada ou hábitos pouco saudáveis, traz algumas consequências perigosas para o nosso corpo e mente. Um destes males é a pressão alta, ou hipertensão, doença crônica caracterizada por elevados níveis de pressão sanguínea nas artérias.

- Publicidade -

Este é um quadro que precisa ser acompanhado por um médico. Mas, a boa notícia é que algumas mudanças nos nossos hábitos ajudam bastante a controlar o problema: atividades físicas, uma rotina mais tranquila e também a alimentação. Existem alguns alimentos que ajudam a manter a pressão sob controle, conheça 6 deles!

Alimentos que ajudam a controlar a pressão alta

romã conservante
Foto: Sahand Babali | Unsplash

Romãs

As romãs  são ricas em polifenóis, um antioxidante que beneficia pessoas com pressão alta e doenças cardiovasculares. Em um estudo, as pessoas que bebiam um copo ou mais de suco de romã diariamente mostraram uma diminuição nos números sistólico (a pressão máxima que seu coração exerce durante o batimento) e diastólico (a quantidade de pressão nas artérias entre as batidas).

Pistache

Os pistaches, além de deliciosos, são ricos em gorduras saudáveis, potássio e outros compostos que reduzem a pressão arterial. Mas cuidado: apesar de gostosos e ricos em nutrientes, os pistaches também são bastante calóricos. Converse com um nutricionista sobre a quantidade ideal para o consumo.

Iogurte

Comer iogurte é outra ótima maneira de baixar a pressão arterial. Uma revisão encontrou uma ligação entre laticínios com baixo teor de gordura, especialmente iogurte e leite, e risco reduzido de hipertensão. Em outro estudo, mulheres que comiam cinco ou mais porções de iogurte por semana mostraram uma redução de 20% no risco de desenvolver pressão alta.

- Publicidade -
linhaça
Imagem de Jai79 por Pixabay

Sementes de linhaça

Este é um alimento rico em ômega-3 que também contêm muitas fibras, que ajudam a proteger contra a pressão alta. Mas atenção, ao comer as sementes de linhaça, antes é preciso bater em um processador até elas vivarem uma farinha, só assim todos os benefícios são aproveitados. Esta farinha pode ser usada em diversas receitas. Nutricionistas podem indicar modos de uso da farinha de linhaça e também a quantidade que deve ser ingerida por cada pessoa.

Folhas de beterraba

As folhas de beterraba são ricas em magnésio, antioxidantes e potássio, um mineral conhecido por reduzir a pressão arterial. Além disso, elas são deliciosas: você pode corta-las e comer como salada ou refogá-las. Os talos também podem ser aproveitados!

Além de aproveitar integralmente a beterraba, você vai incluir uma refeição mais saudável no seu cardápio.

- Publicidade -
horta caseira
Foto: Unsplash

Beterraba

Se a pressão arterial for um problema, recomendamos encontrar maneiras de integrar a beterraba em sua dieta. Com a beterraba, você obtém muitos polifenóis e óxido nítrico, um composto que reduz a inflamação e promove a vasodilatação (alargamento das artérias) para baixar a pressão arterial. Seja através do suco de beterraba ou simplesmente adicionando fatias de beterraba em suas saladas, essas raízes vermelhas ajudarão a manter a pressão arterial baixa.

Uma alimentação mais saudável pode te ajudar a controlar a pressão alta e também vai trazer muitos outros benefícios. Mas, para cuidar da sua saúde, é fundamental procurar um profissional da área.