Inicio Culinária Almôndega de lentilha com sementes tostadas

Culinária

Almôndega de lentilha com sementes tostadas

A receita é de Monica Hering, do blog Cozinhando como antigamente.

1 de maio de 2017 • Atualizado às 10 : 21

A receita é muito prática! | Foto: Monica Hering/Cozinhando Como Antigamente

Almôndega de lentilha com sementes tostadas
2.43K
0

Quando encontrei esta receita, pensei imediatamente em adiantar o almoço do dia seguinte. Preparei as almôndegas e depois de assar resolvi provar uma delas com um pouco de chutney. E foi assim que, o almoço do dia seguinte virou lanche naquele mesmo dia… Junto com uma salada de folhas verdes e alguns copos de kombucha, as almôndegas foram literalmente devoradas!

Usei lentilhas marrons, deixadas de molho por algumas horas (3 a 4 horas no mínimo). Cozinhei uma xícara de lentilhas cruas, e rendeu um pouco mais do que as duas xícaras que a receita pedia. Para preparar as almôndegas, você só precisa do processador para misturar todos os ingredientes. Em seguida moldar, passar pelo gergelim e assar. É muito rápido!

Receitas como essa me fazem pensar em como é simples preparar refeições vegetarianas. Pratos que ainda além de deliciosos, são leves e saudáveis. No entanto, quando preciso me alimentar fora de casa, encontro uma dificuldade enorme. Aqui em São Luís (como em boa parte do nordeste) a oferta de pratos vegetarianos nos restaurantes ainda é quase inexistente. Estive viajando por alguns dias entre Recife e Maceió, e em alguns lugares não havia nada para um vegetariano ou vegano comer. Cheguei ao ponto de conversar e pedir para os responsáveis pela cozinha de alguns restaurantes, que abrissem uma exceção para adaptar uma salada ou pratos com legumes. Não consegui encontrar nenhum prato com grãos, exceto feijão (que sozinho foi uma das minhas refeições!).

Me tornar vegetariana morando no Nordeste do país tem sido uma realidade não muito fácil. Alimentar o blog com boas receitas tem sido, de certa forma, o meu próprio alimento. Acho que o desafio é muito maior tendo que buscar ingredientes que nem sempre estão disponíveis nos mercados daqui. Adaptar receitas está se tornando a minha especialidade.

A receita foi ligeiramente modificada do canal do Comida.org, no YouTube.

 

INGREDIENTES

2 xícaras de lentilha marrom cozida

1 xícara de sementes tostadas (girassol, abóbora, linhaça, gergelim)

1 cebola grande picada

2 dentes de alho picados

3 colheres(sopa) de azeite de oliva (usei azeite de coco babaçu)

1/2 xícara de folhas de manjericão fresco picadas

1/2 xícara de folhas de salsa fresca picadas

1/2 xícara de folhas de coentro fresco picadas

Sal e pimenta do reino

Suco de 1 limão

1/2 xícara de gergelim branco para polvilhar

MODO DE PREPARO

Coloque 1 xícara de grãos de lentilha de molho por 3 a 4 horas. Escorra a água do molho. Coloque em uma panela funda e cozinhe com 3 xícaras de água, até que os grãos fiquem macios.

Preaqueça o forno (200°C). Toste as sementes em uma frigideira, em fogo médio e reserve enquanto esfriam.

Refogue a cebola em 1 colher (sopa) de azeite até ficar translúcida. Junte o alho e refogue por mais 1 minuto.

Processe as sementes tostadas. Acrescente 2 xícaras de lentilhas cozidas ao processador. Bata até ficar homogêneo. Junte as folhas de manjericão, salsa e coentro.

Tempere com sal e pimenta do reino, suco de limão e 2 colheres (sopa) de azeite. Processe até formar uma massa grossa. Forme bolinhas moldando com as mãos.

Envolva as almôndegas no gergelim e coloque em uma assadeira antiaderente. Leve ao forno por 15 a 20 minutos.

Dica – Sirva junto com um chutney.

(2428)

logo
Fechar
Abrir
logo