- Publicidade -

Engenheiro cria carro solar reaproveitando equipamentos

Um australiano transformou uma antiga van em um veículo elétrico com painéis solares e há 10 anos não usa mais gasolina

carro solar engenheiro
Foto: Reprodução | ABC Radio Sydney

O engenheiro industrial Ziga Dorkicé um inventor e entusiasta da energia solar. “Temos apenas uma Terra. Você tem que cuidar dela”, explica o australiano que construiu um carro solar reaproveitando uma van e outros equipamentos, como cortadores de grama e laptops.

- Publicidade -

A ideia surgiu quando Ziga estudava eletrônica e um professor pediu sua ajuda em uma equipe de carros de corrida que estava competindo na World Solar Challenge, no interior australiano. “Eu os ajudei muito. Então pensei: ‘por que não fazer um para mim?'”, relembra.

Há cerca de 10 anos ele comprou uma van usada por US$ 100 e começou a transformar o carro em um veículo elétrico que seria movido por energia solar.

van solar austrália
Foto: ABC Radio Sydney

Ele retirou o motor da Daihatsu Hijet e o vendeu por US$ 150, substituindo-o por três motores elétricos de de cortadores de grama. Depois reaproveitou 8 mil baterias de ferramentas elétricas e laptops, que se conectam a um cabo que passa pelos painéis na lateral de sua casa, onde ele também recarrega a van.

Quando não estão conectadas na rede doméstica, as baterias da van são carregadas por um painel solar de 1 quilowatt no teto e pequenos painéis nas laterais. Até o momento tudo funciona perfeitamente bem e Ziga conta que, apesar de nunca ter feito uma grande viagem, nunca ficou sem carga para dirigir.

- Publicidade -
van solar
Foto: ABC Radio Sydney

“Posso facilmente percorrer entre 200 e 300 quilômetros”, disse Dorkic. “Por exemplo, dirigi por Sydney, do Concord Hospital até Parramatta e depois Woodville Road, são cerca de 90 km. E usei apenas um quarto da carga das baterias”.

“Mesmo que eu esteja fique parado em algum lugar, não me preocupo. Só tenho que esperar algumas horas e o carro vai se recarregar e me levar para casa”, garante o engenheiro.

carro solar
Foto: ABC Radio Sydney

A van e o seu inventor já são famosos no distrito de Haberfield, na região oeste de Sydney, onde Ziga vive. A sua casa também tem um sistema de energia solar que ele montou sozinho e que é capaz de fornecer eletricidade também para os seus vizinhos.

- Publicidade -
painéis solares casa
Foto: ABC Radio Sydney

Dorkic veio da Croácia para a Austrália quando tinha 21 anos, em 1969, atraído por um anúncio pedindo que engenheiros migrassem para a Austrália. Teve vários empregos na área de engenharia e hoje se orgulha de contar que tem uma oficina na garagem com 35 máquinas “que poderia construir um avião”.

oficina na garagem
Foto: ABC Radio Sydney

O sistema solar que ele construiu também reaproveitou muitos materiais. Os painéis solares vieram de um fabricante falido e a energia é armazenada em baterias de empilhadeiras usadas.

baterias reaproveitadas
As baterias foram reaproveitadas de outros equipamentos. Foto: ABC Radio Sydney

“Só temos uma Terra”

Há 10 anos, Dorkic tem orgulho de dirigir um carro que não emite carbono. A preocupação com o meio ambiente sempre esteve presente na vida do engenheiro que defende o uso de veículos elétricos como uma das maneiras de se combater as mudanças climáticas e acredita que mais pessoas deveriam adotar veículos movidos a energia solar.

“O clima está mudando loucamente. Todos nós deveríamos gerar nossa própria energia, dirigir um carro como este”, disse Dorkic.

engenheiro carro solar
Foto: ABC Radio Sydney

Hoje, ele sabe que um modelo similar ao que ele criou seria muito mais caro, o que faz com que a maioria das pessoas desista de fabricar seu próprio carro solar. Mas, Ziga diz que fica feliz ao ver que o preço dos veículos elétricos está caindo e que esta tecnologia é cada vez mais acessível.

Com informações de ABC Net News