Vídeo ensina a fazer mudas de primavera com pequenos galhos

Técnica simples, usando materiais acessíveis, garante mudas para plantio em cerca de 30 dias

Fotos: Reprodução YouTube | Louco das Plantas

A Primavera ou Bougainville é uma ótima escolha para quem gosta de colorir jardins ou varandas com flores. Se você faz parte dessa turma, saiba que é possível ter a sua própria muda de primavera a partir de um galho de uma planta adulta.

Enraizar um caule pode parecer um processo complexo que requer ferramentas e produtos específicos, mas um método simples e barato rende uma ou mais mudas para ter a sua própria primavera, com acessíveis e práticas.

Escolha uma com flores da cor que você prefere e siga o passo a passo a seguir – no final da matéria tem um vídeo d o “Louco Por Plantas” explicando tudo!

flores sol pouca água
Foto: Pixabay

1. Seleção do galho

O primeiro passo é muito importante: escolher um galho saudável, que tenha pelo menos um broto visível. Este broto é indicativo de que o galho está vivo e tem potencial para desenvolver novas raízes quando for plantado.

Além disso, um broto ativo pode estimular a formação de raízes em áreas onde as farpas foram removidas, facilitando a absorção de água e nutrientes essenciais ao crescimento.

galho muda primavera
Foto: Reprodução YouTube | Louco das Plantas

2. Preparação

Depois de selecionar o caule certo, o próximo passo é remover cuidadosamente pequenas lascas de um lado das pontas do galho, para facilitar a hidratação e a absorção de nutrientes. Este processo deve ser feito com cuidado para não danificar o galho.

galho muda primavera
Fotos: Reprodução YouTube | Louco das Plantas

3. Alho: um protetor natural

O alho desempenha um papel importante para o enraizamento. Atua como um poderoso antibacteriano natural que é aplicado nas áreas cortadas do caule. Ao eliminar as bactérias, o alho previne a deterioração dos ramos e promove um ambiente saudável para o desenvolvimento das novas raízes.

galho muda primavera

4. Plantar em areia de construção

A areia de construção é um bom solo para este primeiro momento. É um material acessível, barato e tem boas propriedades físicas: mantém apenas umidade necessária à volta do caule e permite um bom arejamento, evitando o excesso de água e a possível proliferação de fungos ou bactérias.

galho muda primavera
Fotos: Reprodução YouTube | Louco das Plantas

5. Rega e iluminação

Manter a umidade adequada é vital. Recomenda-se regar a areia diariamente para evitar que o caule resseque. Além disso, durante o processo de enraizamento, é melhor colocar o caule em local com sombra para protegê-lo da luz solar direta, que pode ser muito intensa.

6. Transplante

muda galho primavera
Foto: Reprodução YouTube | Louco das Plantas

Após cerca de 30 dias, é hora de verificar se o caule desenvolveu raízes. Esta etapa deve ser realizada com extremo cuidado para não danificar as raízes frágeis.

muda galho primavera
Foto: Reprodução YouTube | Louco das Plantas

Uma vez confirmado o enraizamento, o caule pode ser transplantado para solo fértil e deve começar a se aclimatar gradativamente ao sol.

muda galho primavera
Fotos: Reprodução YouTube | Louco das Plantas

No vídeo a seguir, estão todas as etapas deste método simples e barato – um caminho para quem quer ter sua primavera sem gastar dinheiro com mudas.