O especialista em agricultura orgânica Thiago Tadeu Campos explica que antes de plantar qualquer flor é importante fazer uma seleção daquelas que se adaptam melhor ao local que você tem disponível. Às vezes você ainda não tem um ambiente sombreado ou com sombra parcial, e gostaria de iniciar um plantio, mas fica se perguntando se existem plantas para jardim resistentes ao sol.

Felizmente, é claro que existem plantas ornamentais de sol. E existem plantas das mais variadas, de belezas diversas, como mostrarei para você nesse texto.

A importância do sol para as flores

As plantas precisam de luminosidade, mesmo que indireta, para fazer fotossíntese. É desse processo que ela obtém energia para crescer, dar flores e frutos. Algumas, porém, se expostas a muito sol, perdem sua vitalidade. Outras já precisam de muita luz para serem bonitas e saudáveis.

Por essas preferências, que muda de acordo com a planta, que é importante fazer um planejamento do que você quer plantar, o local disponível, as condições de irrigação, substrato e adubação que a planta terá. A combinação desses fatores, aliados ao manejo com podas e controle de pragas e doenças vai proporcionar um visual mais belo para seu jardim.

Flores que gostam de sol

Para te ajudar nessa missão, apresento algumas flores que gostam de sol.

Girassol

Foto: iStock

Essa flor é um exemplo clássico de flor que precisa de muito sol e que o acompanha, por isso seu nome é girassol.

Azaleia

Foto: iStock

As cores dessa linda flor são diversas e pode deixar seu jardim ainda mais bonito, plantadas em canteiros ou em vasos.

Begônia

Foto: iStock

Assim como as azaleias, as begônias enfeitam em vasos e canteiros com seus mais variados formatos e cores.

Lantana

Foto: iStock

Você quer cores diferentes numa mesma planta? A lantana tem flores pequenas e coloridas, perfeitas para seu jardim ornamental. Ela pode ser cultivada como arbusto ou em vasos.

Primavera

Foto: iStock

Pode ser cultivada como arbusto ou trepadeira, enfeitando cercas, telhados e muros. Existem primaveras de diversas cores.

Petúnia

Foto: iStock

Com florescimento durante todo o ano, as petúnias são uma ótima opção de cultivo. Também apresenta diferentes colorações.

Lavanda

Foto: iStock

Você não tem como cuidar muito bem do seu jardim? Plante lavanda. Essa flor precisa de solo pobre em nutrientes, poucas regas e muito sol. Seu benefício é a fragrância tão conhecida e as belas flores arroxeadas.

Hibisco

Foto: iStock

Pode ser cultivado como arbusto ou arvoreta, o hibisco tem variadas utilidades, além de ser uma planta ornamental belíssima. Há muitas espécies, com cores diferentes.

Ixora

Foto: iStock

É um arbusto, que precisa de solo arenoso, úmido e bem adubado. Sua floração é intensa nas cores laranja, amarelo ou avermelhada.

Suinã

Foto: iStock

É uma árvore com flores de cor vermelha. Perfeita para quem quer inserir uma árvore no jardim e ainda não tinha se decidido! Essa árvore é da Mata Atlântica.

Sol versus sombra

Não deixe de pesquisar sobre cada flor resistente ao sol que você escolher plantar, para garantir que se cumpra todas as condições necessárias para o bom desenvolvimento delas. Se o seu caso for diferente, como um jardim mais sombreado, essas flores não se aplicam. Você gostaria de conhecer as plantas adequadas para locais com sombra?