- Publicidade -
flores plantar
Foto: PDPhotos por Pixabay

A temporada de frio nos convida a estar mais em casa. Ficar no casulo, apreciar uma bebida quente. Porém, o inverno brasileiro, que oficialmente só inicia em 21 de junho, está longe de ser rigoroso, logo este período de retração pode ser aproveitado também para iniciar um jardim ou horta caseira. A dica de hoje é de espécies de flores para plantar.

- Publicidade -

O hábito de plantar estimula a conexão com a natureza e seus ciclos, além disso traz benefícios para a saúde física e mental – servindo muitas vezes como uma terapia. Não à toa, centros de saúde de diversos municípios já usam a “mão na terra” como forma de ajudar os pacientes na redução dos níveis de ansiedade e estresse.

Individualmente, é possível começar a plantar mesmo dentro de pequenos espaços. Abaixo você confere algumas espécies de flores que podem ser plantadas em qualquer região do Brasil neste período. As espécies são indicadas pela ISLA Sementes.

Gonfrena

flores plantar
Foto: Bijay Chaurasia CC 4.0

Também chamada de perpétua, trata-se de uma planta muito durável. Tipo de flor que atrai agentes polinizadores, a gonfrena possui hastes compridas nas cores branca, rosa e lilás. É tolerante ao calor e bastante resistente à seca e pode ser utilizada como flor seca para decoração ou como flor de corte para arranjos.

Calêndula

plantas medicinais
Foto: Pixabay

Com flores perfumadas, macias, aveludadas e de coloração amarela-alaranjada, a calêndula pode ser cultivada em vasos e jardins, além de ser muito procurada para fins gastronômicos e medicinais.

- Publicidade -

Seu sabor é levemente amargo e, apesar de se adaptar bem a diferentes tipos de climas, ela deve ser cultivada em pleno sol, com no mínimo de 4 horas por dia.

Salvia splendens

Salvia splendens
Foto: David J. Stang CC 4.0

Também chamada de sálvia escarlate e até mesmo “alegria de jardim”. Trata-se de uma planta nativa do Brasil. Com pétalas na cor vermelho intenso, a Salvia splendens atrai beija-flores e borboletas. Muito cultivada em vasos e jardineiras, ela também pode ser utilizada para compor maciços e bordaduras de jardim.

Com boa tolerância ao frio, pode chegar a 60 cm de altura e possui ciclos de verão de 90 dias e de inverno de 120 dias.

- Publicidade -

Capuchinha

A capuchinha é um tipo de flor que floresce mais se cultivada sob luz solar direta, mas ela também se desenvolve em lugares com sombra parcial.

Com coloração amarela, creme e vermelho, possui partes comestíveis de sabor levemente picante, o que a torna perfeita para diversos pratos, agregando cor e sabor.

Margarida africana

margarida-africana
Foto: Pxfuel

Também conhecida como marguerite do cabo, esta é nativa da África do Sul. Indicada para plantios em vasos, canteiros e floreiras, a margarida africana possui boa tolerância à altas temperaturas e a geadas leves. Com ciclo de verão de 60 dias e de inverno de 90 dias, pode chegar até 30 cm de altura.

Como plantar

  • Após escolher a hortaliça ou a flor, selecione um local em sua casa e o vaso, floreira ou canteiro de sua preferência.
  • Em seguida, acrescente a terra com o adubo (veja como adquirir adubo orgânico de graça) para nutrir e coloque a sua semente. Regue diariamente.
  • É importante escolher vasos que tenham boa drenagem para que sua planta cresça saudável.

Por Casa.com.br