- Publicidade -

Saiba como adquirir composto orgânico de graça em SP

Composto é produzido a partir de resíduos de frutas, legumes e verduras das feiras livres

composto orgânico
Foto: Heloisa Ballarini | Secom

A Prefeitura de São Paulo faz a transformação de resíduos de frutas, legumes e verduras, das feiras livres, em composto orgânico. Por meio do programa Feiras e Jardins Sustentáveis, a iniciativa usa a substância como insumo em jardins e praças públicas, gerando ganhos econômicos e ambientais significativos.

- Publicidade -

O material também é distribuído gratuitamente aos feirantes, munícipes, visitantes dos pátios de compostagem, escolas, equipamentos de saúde, eventos da Prefeitura, cursos, palestras, congressos, seminários sobre o tema e utilizado na revitalização de pontos viciados.

Graças ao processo de compostagem de todo o material que é coletado, é possível diminuir o custo de operação de jardinagem de praças e jardins, por gerar adubo, e evitar o despejo de mais volume em aterros sanitários, diminuindo o deslocamento de caminhões e emissões de dióxido de carbono.

A cidade de São Paulo conta com cinco pátios de compostagens, são eles: Lapa, Sé, Mooca, São Mateus e Ermelino Matarazzo. As unidades possuem capacidade de recebimento de até três mil toneladas de resíduos por ano e processamento de até 600 toneladas de composto, no mesmo período.

Como adquirir 

Os saquinhos de composto orgânico são fornecidos gratuitamente pela Prefeitura. As solicitações de retirada podem ser feitas pelo email [email protected]. O funcionamento dos pátios é de terça-feira a domingo!

- Publicidade -

Como utilizar o composto?

Em caso de pequenos vasos, as chamadas plantas ornamentais, recomenda-se a utilização de 25% de composto orgânico.

Já em escalas maiores, o composto deve ser misturado a terra na proporção de 3 kg por metro quadrado (Fonte: Embrapa).

- Publicidade -