- Publicidade -

3 flores comestíveis que você pode cultivar em seu quintal

Com uma variedade imensa de cores e sabores, o universo das flores comestíveis ainda tem muito a ser desvendado

flores comestíveis
Foto: Олександр К | Unsplash

Com uma variedade imensa de cores e sabores, o universo das flores comestíveis ainda tem muito a ser desvendado. Suas formas e texturas garantem muito além de pratos bem decorados – podem trazer nutrientes e diversidade na alimentação diária.

- Publicidade -

Quem deseja cultivar flores comestíveis deve aderir ao sistema orgânico, sem uso de herbicidas ou pesticidas que, especialmente no caso dos produtos voltados às flores, podem ser bastante pesados. Cultivar suas próprias flores a partir de sementes é a opção mais segura.

flores comestíveis
Foto: Karina Kungla | Unsplash

Outro ponto importante é que, antes de colocar as flores na comida ou na bebida, é preciso saber quais partes são consumíveis e quais são nocivas à saúde. Muitas flores permitem o consumo de suas pétalas e inflorescências ao mesmo tempo em que podem conter toxinas no caule ou no miolo.

Abaixo, trazemos 3 dicas de flores comestíveis do site The Spruce:

Begônia

primavera
Begônia. Foto: Marjon Besteman-Horn | Pixabay

Além de exuberantes, as begônias estão no rol das flores que podem ser ingeridas. Em geral, elas têm um sabor ácido, semelhante ao limão, com uma textura crocante. Flores inteiras podem ser adicionadas em saladas, por exemplo. Para cultivá-la é preciso manter o solo levemente úmido, mas nunca encharcado.

- Publicidade -

Borragem

flores comestíveis
Foto: PxHere | Creative Commons CC0

Considerada uma planta medicinal, a extração do óleo da borragem é bastante usada como suplemento alimentar. A borragem possui caules peludos cujo consumo é pouco recomendado e também possui flores azuis que embelezam qualquer prato, sendo especialmente recomendada para sopas e saladas, uma vez que têm um leve sabor de pepino. Para cultivá-la é preciso de luz solar direta e solo enriquecido com matéria orgânica.

Calêndula

calendula
Foto: Marina Yalanska | Unsplash

Com sabor amargo e leve toque adocicado ou picantes – dependendo da variedade – a calêndula pode ser usada tanto em pratos principais quanto como acompanhamento de salada. É também uma flor que pode ser usada no arroz para adicionar uma coloração, em substituição ao açafrão. Seu miolo é indigesto e deve ser retirado antes do preparo. Para o cultivo, a calêndula prefere sol pleno e solo bem drenado.

Quer saber mais como incluir flores comestíveis em suas refeições? Confira aqui receitas fáceis com calêndula e dália.

- Publicidade -