- Publicidade -

Material educativo traz brincadeiras com sementes para crianças

Lançamento gratuito do projeto TiNis traz informações e histórias de sementes para contar, descobrir e explorar com as crianças

crianças plantam
Foto: Alana

O projeto TiNis – Terra das Crianças segue trazendo novidades para aproximar e reconectar as crianças com a natureza. A formação online já recebeu mais de 11 mil inscrições de educadores de todo o Brasil e um novo material educativo sobre sementes, com informações e propostas de atividades e brincadeiras foi lançado com foco nos educadores de Ensino Fundamental 1 e Educação Infantil.

- Publicidade -

Trata-se de um jogo de cartas com ideias simples e que valorizam experiências sensoriais, acompanhadas de um material informativo sobre quinze sementes fáceis de encontrar e cultivar, que têm características e histórias interessantes para explorar com crianças de 2 a 10 anos.

material tinis sementes crianças
Foto: Reprodução | TiNis

Para que o aprendizado sobre as sementes seja divertido como uma brincadeira, o material apresenta sementes que estouram feito pipoca, outras que viram roupas ou chás, umas que deram a volta nos quatro cantos do planeta e até algumas que precisam ser ‘acordadas’ com lixa ou água quentinha para germinar.

crianças platam
Foto: TiNis

As cartas têm uma “mensagem” da semente na frente e, do lado oposto, ideias de atividades para fazer com as crianças. Já o material informativo conta a aventura das sementes pelo mundo, como cada uma delas surgiu, por que é considerada uma semente companheira de TiNis e quais são seus usos. As crianças também ganham dicas para o plantio e indicações de espécies que podem ser cultivadas junto com cada uma delas, formando pares ou trios que se complementam e ajudam mutuamente.

sementes tinis
Imagem: Reprodução | TiNis

O conteúdo está disponível para baixar gratuitamente no site de TiNis, um convite para promover o encontro das infâncias com essas sementes para criar um ambiente no qual ambas possam se desenvolver em cuidado bilateral.

- Publicidade -

“Em TiNis, gostamos de pensar nas sementes como pensamos nas crianças: elas representam um momento importantíssimo da vida, o seu início, e dependem de encontrar boas condições para desenvolver toda a sua potência. Chamamos isso de criação recíproca: cuidamos da Natureza e somos cuidados por ela. Possibilitar que as crianças se encantem e tenham contato diário com o mundo natural é o primeiro passo para que queiram preservá-la no presente e no futuro”, diz Thaís Chita, coordenadora de TiNis – Terra das Crianças, projeto realizado pelo programa Criança e Natureza, do Instituto Alana.

Para baixar o material, clique AQUI.

criança planta
Foto: Instituto Alana

Alana

Alana é um grupo de impacto socioambiental que promove e inspira um mundo melhor para as crianças. Um mundo sustentável, justo, inclusivo, igualitário e plural. Um mundo que celebra e protege a democracia, a justiça social, os direitos humanos e das crianças com prioridade absoluta. Um mundo que cuida dos seus povos, de suas florestas, dos seus mares, do seu ar. 

- Publicidade -

O Alana é um sistema de três esferas interligadas, interdependentes, de atuação convergente, orientadas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. O encontro de um Instituto, uma Fundação e um Núcleo de Negócios de Entretenimento de Impacto. Um combinado único de educação, ciência, entretenimento e advocacy que mistura sonho e realidade, pesquisa e cultura pop, justiça e desenvolvimento, articulação e diálogo, incidência política e histórias bem contadas.

parques naturalizados
Foto: Programa Criança e Natureza | Instituto Alana