- Publicidade -
livros infantis natureza
Foto: iStock

É sempre importante incentivar o hábito de leitura nas crianças. O interesse e amor aos livros deve começar bem cedo.  As histórias são oportunidades de aprendizado de si, reconhecimento do outro, compreensão do mundo, e desenvolvimento de repertório para os pequenos.

- Publicidade -

Além disso, instigar a curiosidade das crianças pelo mundo natural, por meio da literatura, é uma maneira de despertar o desejo por experiências diretas na natureza e estimular o vínculo afetivo com a Terra.

Muitos adultos, amantes da natureza, recordam-se de histórias lidas na infância, sobre aventuras na floresta, férias no campo ou na praia. Oferecer às crianças livros com essa temática incentiva o apreço pela natureza que contribui para atitudes pró-ambientais na vida adulta.

Mas, diante da quantidade de livros infantis que são lançados todos os anos, é sempre um grande desafio escolher uma publicação para as crianças.

Pensando em facilitar a vida dos pais, confira quatro livros sobre árvores lançados no primeiro semestre de 2022. Confira!

- Publicidade -
educação ambiental
Foto: iStock

1 – A árvore em mim,  Corinna Luken, Editora Pequena Zahar

Um delicado poema ilustrado que revela a força existente dentro de cada um de nós, convidando o leitor a olhar mais profundamente para a natureza do mundo e para a própria natureza.

O texto acompanha o protagonista ao longo de uma jornada alegre de autodescoberta, autocompreensão e autoapreciação ao reconhecer que muitas das características das árvores também estão vivas dentro de nós.

Há também um aceno visual para uma das descobertas científicas mais reveladoras e de mudança de paradigma em nossa vida ― a surpreendente teia micelial pela qual as árvores se comunicam no subsolo, uma descoberta que pode ser a metáfora mais adorável da natureza para a amizade e o afeto.

- Publicidade -

Indicação: a partir de 4 anos

2 – Árvores, Piotr Socha, WMF Martins Fontes

Trata-se de um livro enciclopédico infantojuvenil com conteúdo abrangente sobre as árvores de todo o mundo em todos os tempos.

Qual é a árvore mais alta do mundo? Desde quando existem as árvores e quanto tempo elas vivem? Existe um hotel construído em uma árvore? E o que podemos fazer para ter certeza de que as árvores sobreviverão para o futuro? Este livro responde   essas questões e a muitas outras – de maneira leve e perspicaz.

O autor perfaz a história das árvores desde os tempos antigos até os dias de hoje, examinando, ao longo do percurso, o papel que as árvores tiveram na história, na mitologia e em todo o mundo natural.

O livro é todo ilustrado, com textos informativos, e traz as árvores como ligação entre diversos elementos de vida, diversidade, evolução, construção e morte.

Indicação: 6 – 10 anos

3 – Debaixo das copas, Iris Volant,  VR Editora

Sabe essa árvore de galhos fortes em que você acabou de subir? E aquela enorme do parque, com raízes saindo pela terra? E a da praia, que faz uma sombra perfeita? Cada uma delas tem uma história para contar. Pode estar conectada à sua trajetória pessoal e pode também fazer parte das histórias de um povo de algum lugar.

Sejam protagonistas ou coadjuvantes, as árvores aparecem em contos, lendas e narrativas verídicas da humanidade. São sagradas, como a imensa samaúma da Amazônia, ou responsáveis por grandes saltos nas ciências, como a singela macieira de Isaac Newton, que, quase discretamente, fez o físico elaborar a teoria da gravidade.

Gigantes ou pequenas, míticas ou provedoras, frondosas ou escassas em folhas, simbolizam universalmente a diversidade e a resistência. Debaixo das copas reúne árvores de todos os tipos e continentes. Você vai se encantar com as histórias que as cercam e as transformam em verdadeiros patrimônios culturais, além, é claro, de conhecer um pouco de suas características.

Indicação: a partir de 10 anos

4 – Árvores geniais, Philip Butting,  Brinque-Book

Elas se comunicam entre si, purificam o ar que respiramos, nos dão sombra, frutos e papel para escrever. As árvores são geniais!

O livro traz informações curiosas e surpreendentes sobre nossas amigas folhudas. Além de explicar a fotossíntese de modo claro e acessível,  ressalta a importância das plantas em nosso dia a dia ― principalmente nessa função vital que é a respiração ― e ainda nos revela a existência de uma admirável rede de conexões formada pelas árvores para cooperarem entre si.

Ao apresentar esses e outros de seus aspectos extraordinários, a obra demonstra sua importância e procura despertar a consciência e responsabilidade ambientais.

Árvores geniais foi eleito um dos melhores livros infantis do ano de 2022 pelo Children’s Book Council da Austrália.

Indicação: a partir de 6 anos

Confira outras publicações que falam sobre árvores na Biblioteca Verde do Educando Tudo Muda.