- Publicidade -

Versões elétricas de Blazer e Equinox chegam no Brasil em 2024

Novos modelos vão estrear a plataforma Ultium no Brasil, uma nova geração de veículos zero emissão

Blazer EV e Equinox EV
Foto: Divulgação | Chevrolet

A GM confirmou o lançamento de dois SUVs elétricos no mercado brasileiro para 2024: o Blazer EV e o Equinox EV. O anúncio faz parte do compromisso que a empresa assumiu em relação à mobilidade do futuro, incluindo a América do Sul. Globalmente a montadora vai investir US$ 35 bilhões até 2025 no desenvolvimento de 30 novos veículos elétricos, que inauguram uma geração ainda mais avançada de EVs – já equipadas com a plataforma Ultium.

- Publicidade -

“Nosso plano é iniciar a oferta do Blazer EV e a do Equinox EV por volta de meados do próximo do ano, logo após o lançamento dos modelos nos Estados Unidos”, relata Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul.

O Blazer EV é um produto global e está em fase final testes de certificação e homologações, com a estrutura de engenharia da GM no Campo de Provas e no Centro Tecnológico do Brasil colaborando nas áreas de eficiência energética e de conectividade do novo modelo.

Um dos principais diferenciais competitivos do futuro SUV elétrico da Chevrolet é a tecnologia Ultium, que consiste em uma plataforma modular específica para veículos elétricos com diferentes combinações de motores e baterias com uma composição química mais avançada. Segundo a marca, a nova plataforma traz mais autonomia, maior velocidade de recarga e maior prazer de dirigir.

carro elétrico carrega
Foto: Divulgação | Chevrolet

Com a plataforma Ultium é possível fabricar desde carros compactos, passando por SUVs e superesportivos até grandes picapes.

- Publicidade -

Um novo veículo elétrico por ano

O Bolt EV foi o primeiro carro elétrico da Chevrolet comercializado no país, em 2019. A estratégia é oferecer ao consumidor até meados da década uma linha diversificada de veículos elétricos que complemente o portfólio de modelos a combustão. Para isso, a marca vem lançando ao menos um EV inédito por ano.

bolt carro elétrico
Bolt EV foi o primeiro modelo elétrico da marca lançado no Brasil. Foto: Divulgação | Chevrolet

No ano passado iniciou as vendas do Novo Bolt. O crossover compacto ganhou importantes evoluções de design e acabamento. Agora em 2023 é a vez do Bolt EUV, que se diferencia pela carroceria tipo SUV e mais espaço interno. Recentemente, o modelo estabeleceu o recorde oficial de autonomia percorrendo 901,8 km com uma carga completa da bateria. O desafio de máxima eficiência energética durou 28 horas e 30 minutos e foi realizado no Campo de Provas da GM em Indaiatuba (SP).

A partir de 2024, a marca vai lançar uma nova geração de veículos zero emissão. O primeiro desses veículos a chegar ao mercado brasileiro será o Blazer EV. Logo depois será a vez de outro SUV: o Equinox EV, com a proposta de ser um veículo mais acessível da nova família de elétricos da marca.

- Publicidade -
carro elétrico Bolt EUV
Bolt EUV foi lançado no Brasil em 2022. Foto: Divulgação | Chevrolet

Próximos passos

Existem ainda outros EVs da Chevrolet em fase de estudo para o mercado local. Segundo a GM, a maior oferta de modelos, o progresso da eletrificação em geral e políticas públicas de estímulo são fundamentais para a popularização da tecnologia no país, permitindo assim a criação de novas oportunidades de negócio para a própria indústria e para setores como o de mineração e energia, além do progresso em sustentabilidade, tão necessário para desafios das mudanças climáticas.

carro elétrico bateria
Foto: Divulgação | Chevrolet

A GM afirma que pretende oferecer a a mais abrangente linha de EVs da América do Sul. Segundo a marca, a região tem potencial de se tornar um polo para produção e exportação de tecnologias e veículos elétricos, considerando as condições adequadas que temos aqui, como matéria-prima para confecção de baterias, engenharia qualificada, parque industrial bem desenvolvido, alto percentual de energia elétrica renovável e grande mercado consumidor em potencial. Outra parte importante desta transição até um futuro zero emissão é tornar cada vez mais sustentáveis e eficientes os veículos a combustão.