Lightyear
Foto: Divulgação
- Publicidade -

Um carro elétrico e solar de longo alcance foi desenvolvido pela empresa holandesa Lightyear. Anunciado em 2019, ainda como protótipo, seu design final, recursos e especificações exclusivas foram apresentados na última quinta-feira (9). O veículo está pronto para começar a ser produzido. 

Batizado de Lightyear 0, o modelo elétrico possui bateria de 60 kWh e promete alcançar 625 km de autonomia. Além disso, em condições ideais, há um alcance adicional de 70 km por dia – graças à placa solar acoplada no teto do veículo. 

O destaque do modelo está em sua eficiência energética: o carro pode ser conduzido por semanas, e até meses, sem recarregar.

- Publicidade -

“Em climas nublados, com base no deslocamento médio de cerca de 35 km por dia, você pode dirigir por até dois meses antes de precisar recarregar. Nos países mais ensolarados, isso pode levar até sete meses”, garante a companhia. 

Recarga fácil

A empresa holandesa acredita que a infraestrutura para carros elétricos não suprirá a demanda nos próximos anos. “Para minimizar o carregamento do plugue e maximizar o alcance, a estratégia da indústria, até agora, tem sido adicionar baterias. Isso aumenta a pegada de carbono da produção e, por sua vez, aumenta o peso e a necessidade de estações de carregamento de alta potência”, explica Lex Hoefsloot, cofundador e CEO da Lightyear. A ideia então foi inverter esta lógica, oferecendo mais autonomia com menos bateria, reduzindo o peso e as emissões de CO₂ por veículo.

carro elétrico solar
Imagem: Divulgação

Outra estratégia aplicada no Lightyear 0 foi desenvolvê-lo de forma que aceite qualquer tipo de tomada – e não apenas a de estações de carregamento. Conectado a uma tomada doméstica comum, o modelo pode carregar 32 km de autonomia por hora. Em dispositivos de recarga rápida, o número sobe para até 520 km por hora. 

O veículo vai de 0 a 100 km/h em 10 segundos e possui velocidade máxima de 160 km/h. 

Materiais ecológicos

O Lightyear 0 também aposta no design sustentável. Possui “couro” vegano, à base de plantas, tecidos feitos de garrafas PET recicladas e elementos decorativos de madeira de palmeira de vime.

Imagem: Divulgação

Os painéis externos da carroceria também são feitos de carbono recuperado; materiais residuais de fibra de carbono que seriam descartados.

Imagem: Divulgação

A produção do Lightyear 0 está prevista para começar no outono, que, no caso da Europa, tem início em 20 de setembro. O preço do veículo será em torno de US$ 266 mil.

LEIA MAIS:

- Publicidade -