Estudantes criam carro solar mais eficiente do Reino Unido

Alunos participaram do Bridgestone World Solar Challenge na Austrália.

Alunos da Universidade de Cambridge desenvolveram o que está sendo chamado de veículo elétrico e solar mais eficiente do Reino Unido. Com design futurista, o modelo pode ir de Londres a Terras Altas (zona montanhosa na Escócia) a uma velocidade de 80 km/h.

A equipe de corrida Cambridge University Eco Racing (CUER) desfilou seu modelo no Bridgestone World Solar Challenge na Austrália. Com pneus eficientes e aerodinâmica, o modelo pesa apenas 544 kg devido ao chassi ultraleve e painéis da carroçaria especializados feitos pela Formaplex: fabricante de componentes leves para carros de alta potência. Isso também garantiu que o veículo, batizado de Helia, pudesse viajar mais rapidamente.

O modelo foi criado com o apoio de especialistas em engenharia da Fórmula 1, além da Bridgestone que ajudou a desenvolver pneus de baixa resistência ao rolamento.

De acordo com a equipe, a bateria do carro tem densidade de energia muito maior do que a maioria dos veículos de produção, obtendo o dobro do alcance de um Tesla Model 3, apesar de ter um quarto do tamanho.

“Helia foi projetada para demonstrar a tecnologia por trás de veículos elétricos e energia renovável e visitará as escolas no próximo verão com o objetivo de inspirar a próxima geração de engenheiros. Temos muitos pontos positivos a serem levados adiante e já estamos em busca do nosso próximo desafio”, afirmou Xiaofan Zhang, diretor do programa da universidade.