Carro coberto por placas solares se recarrega enquanto roda

Sion, lançamento da alemã Sono Motors, deve chegar aos consumidores no início de 2022

sion sono motors carro elétrico
Foto: Sono Motors

Um dos medos de quem comprou ou pensa comprar um carro elétrico é a infraestrutura para abastecimento do veículo.

A ideia de colocar painéis solares em automóveis pode ajudar a garantir a carga, mas este modelo da alemã Sono Motors, coberto por um sistema de energia fotovoltaica, promete recarregar o carro durante o trânsito diário.

Batizado de Sion, este pode ser o “primeiro carro produzido em grande escala com integração a um sistema de energia solar acessível ao mercado”, com o custo estimado de € 25,5 mil – algo em torno de R$ 167 mil.

“Os painéis solares se moldam perfeitamente à superfície do veículo e podem gerar até 34 quilômetros de autonomia a mais por dia” garante a fabricante. “Esta distância é o dobro da media de 17 quilômetros que os alemães percorrem de casa ao trabalho”.

Projetado e fabricado em Munique, o protótipo de 2017 do Sion ficou maior – ganhou mais espaço interno e mais tecnologia, o que permite seu uso por aplicativos de transporte e para o compartilhamento de veículos.

Um aplicativo próprio permite a troca de informações entre usuários, que podem compartilhar o veículo, coordenar caronas e até compartilhar carga, graças a uma função bidirecional de energia.

Novidades

A Sono Motors já anunciou planos de desenvolver novos veículos usando a Plataforma criada para o Sion, trazendo novidades para as áreas de mobilidade urbana, transporte comercial e serviços de entrega, com carros que rodam por pequenos trechos pré-estabelecidos.

Em uma iniciativa interativa, e inédita, a empresa está decidindo junto com os consumidores que já compraram o carro antecipadamente os detalhes finais do projeto, por um sistema de votação.

Outra medida adotada pela montadora é compensação de 100% as emissões de carbono que não podem ser evitadas durante a fabricação do veículos.