toyota elétrico painel solar
Foto: Divulgação | Toyota
- Publicidade -

A Toyota anunciou para 2022 seu novo modelo: o Toyota bZ4X vem com a grande novidade de ser totalmente elétrico, depois de lançamentos de veículos híbridos pela montadora. Outra grande inovação é que o novo veículo vai ter como opcional um painel solar no teto em alguns mercados. 

Segundo a montadora, com o painel solar será possível gerar uma eletricidade equivalente a cerca de 1,8 mil quilômetros de distância percorrida por ano.

toyota elétrico painel solar
Foto: Divulgação | Toyota

A bateria vai ter 71,4 quilowatts-hora, o que significa uma autonomia de 480km a 500km, dependendo da versão escolhida. Segundo a Toyota, a bateria do bZ4X pode ser carregada até 80% em apenas 30 minutos usando um carregador rápido de 150 quilowatts e o equipamento foi projetado para manter até 90% de sua carga mesmo de pois de 10 anos de uso ou 240 mil quilômetros rodados.

- Publicidade -

Para garantir a conservação da bateria, ela está localizada abaixo do assoalho do veículo, local livre de contaminação com monitoramento constante de tensão e corrente, além de controle de temperatura. Em caso de acidentes, um líquido de refrigeração de alta resistência ajuda a garantir a segurança.

O Toyota bZ4X é uma parceria com a Subaru, que desenvolveu a plataforma do veículo. Uma prévia do lançamento já havia acontecido em abril de 2021. Os detalhes sobre a versão em produção foram revelados no final de outubro.

Energia limpa

O bZ4X pode ser ligado à rede de energia residencial e servir como fonte de alimentação externa. Em momentos de necessidade e cortes da rede pública, as baterias podem garantir eletricidade e, durante o dia, a energia gerada pelos painéis elétricos podem ser usadas pela residência, com o excedente sendo armazenado nas baterias do veículo e usado posteriormente.

toyota elétrico painel solar
Foto: Divulgação | Toyota

Com um tamanho parecido ao da RAV 4, o bZ4X vai ser um modelo de SUV com linhas bem marcantes e design futurista. O novo Toyota vai ter duas versões: modelo padrão com tração dianteira e um único motor elétrico que gera 201 cavalos de potência.; e versão com tração integral com um segundo motor elétrico para o eixo traseiro que lhe dá um total de 215 cv. 

Outros diferenciais destacados pela mídia especializada são o sistema de direção, o espaço interno e a central multimídia.

Beyond Zero

toyota elétrico painel solar
Foto: Divulgação | Toyota

Este é o primeiro modelo de uma série de 7 veículos elétricos que a Toyota está planejando para a sua submarca bZ, inicias de Beyond Zero, ou “além de zero”. A montadora anunciou que pretende ser totalmente neutra em carbono até 2050.

O lançamento do bZ4X está programado para acontecer mundialmente, em meados de 2022, provavelmente como um modelo de 2023. A Subaru também está trabalhando em uma versão do bZ4X, que se chamará Solterra.

- Publicidade -