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Holandeses criam SUV solar 4×4 com quase 1000 km de autonomia

Protótipo percorreu os mais diferentes terrenos sem a necessidade de postos de recarga, uma inspiração para a indústria automotiva

SUV Solar 4x4
Foto: Solar Team Eindhoven

O acesso a uma rede de postos de recarga para carros elétricos são um desafio quando falamos em eletrificação do transporte. Se isso é verdade para áreas urbanas, encontrar maneiras de manter as baterias carregadas em lugares isolados é um problema ainda maior. Mas, alguns estudantes holandeses encontraram uma solução: eles desenvolveram um protótipo de um SUV 4×4 movido a energia solar.

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Com painéis fotovoltaicos acoplados ao veículo, o Stella Terra completou um test-drive de quase mil quilômetros sem precisar de uma estação de recarga. A equipe dirigiu de Tânger através das montanhas Rif, descendo até Fes e subindo as trilhas de alta montanha perto de Midelt, a cidade mais alta de Marrocos, e na volta passou pelo deserto do Saara, onde enfrentou trilhas de areia solta.

Além da autonomia impressionante, o veículo criado pela equipe da Universidade de Tecnologia de Eindhoven superou o desafio de diferentes terrenos.

SUV Solar 4x4
Foto: STE | Bart van Overbeeke

Em um comunicado à imprensa, Wisse Bos, gerente de equipe da Solar Team Eindhoven, disse que os limites da tecnologia estão sendo superados. “Com Stella Terra , queremos demonstrar que a transição para um futuro sustentável oferece motivos para otimismo e incentiva indivíduos e empresas a acelerar a transição energética”, disse.

O Stella Terra é um SUV de dois lugares capaz de “resistir às duras condições off-road, mantendo-se eficiente e leve o suficiente para ser alimentadoa pelo sol”. Para garantir que o carro funcionasse perfeitamente, a equipe precisou projetar e construir quase tudo, da suspensão até os inversores dos painéis solares.

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A energia vem de placas solares instaladas no teto do veículo, e garante que a bateria seja carregada mesmo em áreas remotas. Como ele também é capaz de transitar nas mais variadas superfícies, o SUV pode ser a solução perfeita para entregas e serviços de emergência.

“Marrocos tem uma enorme variedade de paisagens e superfícies diferentes em distâncias bastante curtas. O carro foi testado em todos os tipos de superfícies que um carro como este poderia encontrar”, disse Thieme Bosman, gerente de eventos da equipe.

SUV Solar 4x4
Foto: STE | Bart van Overbeeke

Com uma velocidade máxima de quase 150 km/h, a bateria do carro solar tem um alcance de cerca de 700 quilômetros milhas em estradas normais e 550 quilômetros em outros terrenos, considerando um dia ensolarado. Quando o tempo está nublado, esta autonomia pode cair até 50 quilômetros.

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“Foi uma viagem incrível com um final positivo. A eficiência de Stella Terra era difícil de prever. Não sabíamos se seria possível seguir em frente apenas com energia solar. Mas, durante o passeio, Stella Terra consumiu 30% menos energia do que o esperado. Conseguimos fazer toda a viagem com a energia do sol sem depender de estações de recarga”, disse Bos.

Segundo ele, o veículo solar está uma década à frente de qualquer outro carro no mercado. O SUV tem também uma bateria recarregável de íons de lítio para que possa percorrer distâncias mais curtas em dias menos ensolarados.

O conversor do painel solar do carro tinha 97% de eficiência em transformar a luz solar absorvida através das células fotovoltaicas em carga elétrica. E a energia pode alimentar também carregadores de telefones e câmeras e dispositivos de cozinha.

SUV Solar 4x4
Foto: Solar Team Eindhoven

O carro tem assentos que reclinam totalmente e se transformam em uma cama. Os painéis solares podem ser estendidos e, além de maximizar sua capacidade de carregamento, passam a funcionar como um toldo, garantindo sombra para os tripulantes.

“Esperamos que isto possa servir de inspiração para fabricantes de automóveis para tornar a indústria mais sustentável. O carro era realmente muito confortável em condições off-road, pois é muito leve e não fica preso”, disse Bob van Ginkel, gerente técnico do projeto.

Desafios

Um dos focos do projeto era diminuir o peso do veículo, já que ele precisa de baterias maiores e mais pesadas que as de um SUV elétrico padrão. “Um dos benefícios dos painéis solares no topo é que podemos ter uma bateria muito menor porque carregamos enquanto dirigimos”, disse van Ginkel.

O carro também possui materiais “leves e robustos” para reduzir seu peso, além de um design aerodinâmico. Graças a este cuidado, a equipe conseguiu fabricar um carro que pesa 1,200 tonelada.

SUV Solar 4x4
Foto: Solar Team Eindhoven

Um dos maiores desafios na construção de veículos movidos a energia solar é que a área de superfície para os painéis solares é limitada e a produção de painéis solares altamente eficientes, capazes de gerar energia suficiente para longas distâncias, é cara.

O protótipo foi produzido com dinheiro de patrocinadores e ainda precisa de alguns ajustes antes de ser colocado no mercado. “Nosso objetivo também é inspirar não apenas as pessoas comuns, mas também a indústria automotiva a pensar novamente sobre seus designs e a inovar mais rápido do que fazem atualmente”, reforça Bosman. “Cabe ao mercado, quem tem os recursos e o poder para fazer esta mudança, produzir veículos mais sustentáveis.”