- Publicidade -

Conheça os benefícios de tratar piscinas com ozônio

Além de reduzir desconfortos como alergias, pele e cabelo secos, o ozônio é uma opção mais ecológica para o tratamento de piscinas

piscina ozônio
Foto: Divulgação | Ecofit

Mergulhar na piscina em dias de calor é uma delícia e a busca por esta oportunidade aumenta junto com as temperaturas. Este hábito, no entanto, traz uma série de impactos ambientais que vão desde a quantidade de água usada até os produtos necessários para deixar esta água limpa. O cloro pode desencadear alergias respiratórias, ressecar a pele e cabelo e provocar irritação nos olhos.

- Publicidade -

Além disso, o cloro é um produto químico que precisa ser diluído em água, aumentando a necessidade de uso deste recurso natural tão precioso. Uma das maneiras de diminuir a quantidade de água necessária e os riscos à saúde é o uso de um gerador de ozônio para o tratamento da piscina. Esta é uma solução mais sustentável, já que o ozônio vem do gás oxigênio e seu principal subproduto é o próprio oxigênio. Ou seja, é uma tecnologia muito mais limpa para o tratamento de água.

“No sistema tradicional, o cloro é diluído entre 3 e 4 gramas por metro cúbico de água. No tratamento com gerador de ozônio, o uso de cloro passa a ser de apenas 1 grama por metro cúbico de água. O equipamento é muito econômico, 100% elétrico e gasta o equivalente a uma pequena lâmpada”, explica Carlos Heise, diretor da Panozon, de Piracicaba (SP), empresa pioneira no país na aplicação do ozônio para piscinas.

Segundo Carlos, a economia com uso de produtos químicos nas piscinas pode chegar a até 70%. Ele reitera que o ozônio é também traz benefícios para o bem-estar e saúde das pessoas.

piscina criança feliz
Foto: Divulgação | Panozon

Muitos médicos recomendam a escolha por piscinas tratadas com ozônio, com destaque para dermatologistas e otorrinolaringologistas. “Antes, alguns médicos pediam para os pais simplesmente retirarem seus filhos da natação em função dos problemas resultantes dos tratamentos tradicionais à base de cloro. Porém, nos últimos anos vários especialistas, ao estudarem com mais atenção a questão, passaram então a recomendar que as atividades aquáticas sejam mantidas e realizadas em piscinas tratadas com ozônio”, fala o empresário.

- Publicidade -

A Ecofit, academia ecológica localizada na Zona Oeste de São Paulo, usa ozônio e sal para tratar a água da sua piscina semiolímpica desde que a academia foi fundada, há 18 anos. Segundo Alice Imperatrice, líder de sustentabilidade na Ecofit, esta escolha garante um mergulho livre de produtos químicos aos alunos e evita o uso de 2 mil de litros de cloro por ano.

“A água da piscina passa pelo aparelho de ozônio, e com uma reação eletroquímica e ela sai 100% estéril, volta para piscina e fica nesse ciclo contínuo: sai da piscina, passa no ozônio, fica limpa, volta para a piscina”, explica o fundador da academia, Antônio Ferreira, conhecido com Toni. “A Anvisa exige um percentual mínimo de cloro na água, então a gente completa com sal. Jogamos sal na água e um aparelho chamado célula geradora de cloro, transforma o sal em cloro. Hoje nosso tratamento usa ozônio e sal, sendo o ozônio a base principal e o sal uma opção para cumprir com o que pede a Anvisa”, completa.

piscina
Foto: Divulgação | Ecofit

O cloro, com seu odor forte e inconfundível, é uma exigência legal para tratamento da água de piscinas, mas a grande vilã, na verdade, é a cloramina, que é resultante da ação do cloro com substâncias orgânicas e ambientais presentes na água das piscinas, como urina, suor, óleos e cremes para a pele, maquiagem, protetor solar, folhas e até mesmo pólen das flores. É a cloramina que acaba irritando as diversas mucosas como por exemplo do nariz e dos olhos, resultando em sintomas como, respectivamente, aparecimento de rinite e ardência nos olhos.

- Publicidade -

Alice conta que alunos e alunas da academia aprovam a escolha pelo ozônio. “Não só contam que a pele e os cabelos não ficam ressecados e com cheiro ruim, mas que a piscina tratada com ozônio permite que todos possam se exercitar na água, mesmo quem tem problemas respiratórios ou alergias”, conta.

Além das aulas de natação, a Ecofit oferece outras atividades nas duas piscinas da academia: hidroginástica, yoga e corrida dentro da água. “Além da preocupação com a saúde e bem-estar dos nossos alunos e alunas, a academia nasceu com o propósito de cuidar melhor do planeta, reduzindo ao máximo nosso impacto ambiental. A escolha por um tratamento mais ecológico faz parte deste propósito e, desde a inauguração, nunca usamos cloro na água da piscina”.

piscina
Foto: Divulgação | Ecofit