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Suécia terá primeira rodovia elétrica em 2025

Após vários pilotos, o país vai investir em estrada que carrega veículos elétricos em movimento

Suécia rodovia elétrica
Trecho em teste na Suécia. Foto: Divulgação

Após diversos projetos-pilotos temporários, a Suécia está planejando uma rodovia elétrica permanente: a primeira do tipo no mundo. Na corrida por soluções que atendam ao aumento da demanda por veículos elétricos, este novo tipo de infraestrutura aponta outros caminhos para a mobilidade do futuro.

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Uma rodovia elétrica ou eletrificada é basicamente uma estrada capaz de carregar os veículos elétricos em movimento. Em um contexto em que tais rodovias se tornassem comuns, isso significaria o fim da necessidade de pontos específicos de recarga ao longo das estradas. O motorista também não perderia tempo, uma vez que a bateria de um carro elétrico pode demorar horas para carregar completamente – ainda que hoje já existam postos de carregamento rápido.

O país escandinavo já havia inaugurado a primeira estrada elétrica do mundo, mas de modo temporário para testes. Agora, escolhe a E20 para tornar este projeto permanente. A rota europeia E20 é uma estrada de 20 km que conecta centros logísticos entre Hallsberg e Örebro, localizados no meio das três principais cidades do país, Estocolmo, Gotemburgo e Malmö.

A escolha da rota foi baseada em vários critérios, como tipo de estrada, volumes de tráfego, grande uso para transporte comercial de mercadorias, ambiente natural e cultural circundante, possibilidade de fornecimento de energia.

Como funciona

Existem três métodos de carregamento possíveis de serem implementados na rodovia elétrica: sistema catenário, sistema condutivo (baseado no solo) e sistema indutivo. O primeiro usa fios aéreos para fornecer eletricidade a um tipo especial de ônibus ou bonde e, portanto, só pode ser usado para veículos pesados. Já o condutivo funciona para veículos pesados e carros particulares, desde que haja um sistema de condução, como um trilho. Os veículos são carregados por meio de um bastão rebaixador que toca o trilho. Por fim, no carregamento indutivo, um equipamento especial é enterrado embaixo da estrada e envia eletricidade para uma bobina no veículo elétrico. A bobina do veículo então usa essa eletricidade para carregar a bateria.

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rodovia elétrica
Autoestrada elétrica em teste na Alemanha. Foto: Divulgação

O método de carregamento da E20 ainda não foi definido. O projeto – capitaneado pela administração de transporte sueca Trafikverket – está em fase de licitação, mas os planos é que o trecho seja construído até 2025. Além disso, a ideia é formar uma rede de mais de três mil quilômetros de rodovias elétricas até 2035.

O investimento em estradas elétricas faz parte do objetivo de reduzir as emissões de CO2 no tráfego de mercadorias, ou seja, é pensado sobretudo para veículos como caminhões. No caso da E20, a Trafikverket afirma que “várias empresas usam essa rota específica para grande parte de seus transportes. Isso fornece boas condições para que o piloto alcance os resultados esperados e também são condições importantes para a continuação da expansão futura”.

Os planos da Suécia vão ao encontro de uma nova lei aprovada pela União Europeia, em abril, que exige que, a partir de 2035, sejam vendidos apenas carros novos que tenham zero emissões de CO2.

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