- Publicidade -

Positiv.a quer democratizar consumo ecológico no Brasil

Para impulsionar transição para produtos ecológicos, 62% do portfólio da marca é vendido pelo mesmo preço dos itens convencionais

produtos positiv.a
Foto: positiv.a

A marca de produtos de limpeza e autocuidado positiv.a vem trabalhando para democratizar o acesso a produtos mais sustentáveis no Brasil e comemora a marca de 1,5 milhão de unidades vendidas no e-commerce da empresa e 950 mil itens no varejo físico de 2018 a 2023. A meta é aumentar a participação da empresa no mercado e atingir 20% dos lares brasileiros até 2030. Para alcançar a meta, a empresa verticalizou sua produção por meio de fábrica própria e tornou acessível 62% do portfólio.

- Publicidade -

“Em 2023, nosso laboratório de inovação atualizou 42 produtos da nossa linha de limpeza e autocuidado, com fórmulas naturais ainda mais eficientes e embalagens sustentáveis. Nossa meta era chegar em janeiro de 2024 com 60% do portfólio custando igual a um produto convencional, hoje, já estamos em 62% o que tem impulsionado as unidades vendidas”, explica Leandro Menezes, CEO da positiv.a.

Segundo o executivo, a fábrica tem condições de produzir 1,2 milhão de unidades ao ano e tem previsão de aumentar a produtividade com uma reforma para acompanhar o crescimento das vendas. Recentemente, a empresa captou R$ 8,3 milhões.

embalagem positiv.a
Foto: Divulgação | positiv.a

A positiv.a possui linha completa de lavanderia, cozinha, higiene pessoal e autocuidado, os produtos são veganos, biodegradáveis e hipoalergênicos, livres de petroquímicos, seguros para pessoas alérgicas, bebês e para o ecossistema, pois são compostos por ingredientes naturais. As embalagens são de plásticos retirados do oceano e papéis reciclados.

Os brasileiros estão entre os consumidores mais conscientes do impacto causado pelo consumo no meio ambiente. Segundo a pesquisa Future Consumer Index, da EY, realizada em 27 países, com 21.000 entrevistados, 73% estão profundamente preocupados com a fragilidade do planeta, maior do que a média global de 64%.

- Publicidade -

A positiv.a busca incentivar essa mudança de comportamento do consumidor com ações que vão além da venda e estimula a troca positiva. A empresa já plantou21 mil árvores, evitou a contaminação de 2,3 Bilhões de litros de água e 128,3 toneladas de descarte em aterros.

sabão em pó positiv.a
Foto: positiv.a

“Temos uma comunicação transparente com nossos consumidores, trabalhamos com produtores locais de diversas regiões do Brasil. Nossa parceria é muito próxima, estamos sempre em contato e compartilhamos um pouco da história de cada um na série De Onde Vem”, reforça Leandro. Com sua rede de fornecedores orientados pelos princípios da economia circular, a marca já gerou mais de R$ 2,5 milhões de renda para pequenos produtores.

Uma das histórias que se destacam é a da moradora de Abre Campos, zona da mata de Minas Gerais, Dona Zizi, produtora local de bucha vegetal. No episódio De Onde Vem a Bucha Vegetal da positiv.a, ela explica o processo de produção da bucha, que são naturais e biodegradáveis. Em contraponto, uma única esponja de plástico pode levar até 150 anos para se decompor. A empresa já vendeu mais de329,1 mil buchas, evitando o descarte de esponjas convencionais em aterros e oceanos.

- Publicidade -