- Publicidade -

O que são produtos sustentáveis?

Marcella Zambardino, da positiv.a, fala sobre a cadeia completa de produtos sustentáveis, da escolha matéria-prima ao descarte

ecobag consumo consciente
Foto: Reprodução YouTube | positiv.a

Para entender o que são produtos sustentáveis, é necessário compreender a ideia de desenvolvimento sustentável, que surgiu em 1972, na Suécia, durante a Primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente. O conceito sugere atender às necessidades da população atual, sem comprometer a capacidade renovável do planeta para as gerações futuras.

- Publicidade -

De forma mais prática, produtos sustentáveis são aqueles produzidos usando recursos renováveis, com um processo em que se reduz o impacto ambiental e promove o desenvolvimento social. Mas quando falamos de sustentabilidade devemos pensar em toda estrutura que envolve a cadeia produtiva, desde a matéria-prima, fabricação, fornecedores, logística, uso e descarte. Além, claro, de ancorar a sustentabilidade nos pilares: social, econômico e ambiental.

Sou apaixonada por 4 conceitos que colaboram muito para criar um produto verdadeiramente sustentável: economia circular, upcycling, biomimética e cradle to cradle.  A maioria dos produtos que são consumidos hoje não possuem essas características, principalmente considerando o ciclo de vida completo.

bucha vegetal
Bucha vegetal da positiv.a. Foto: Reprodução YouTube

A começar pela matéria-prima, os produtos sustentáveis devem eliminar resíduos e poluição desde o princípio. Priorizar matérias-primas recicladas ou reutilizadas, orgânicas, minerais ou vegetais. Outro ponto importantíssimo é manter produtos e materiais em uso, em seu mais alto valor, facilitando a compostagem e reciclagem, ou seja, evitando ao máximo misturas de materiais.

Neste cenário, os fornecedores ou produtores locais e de agricultura familiar são parte muito importante no processo. Afinal, ao rastrear a cadeia produtiva é possível garantir a origem e qualidade da matéria prima e de onde ela veio. Além de assegurar o comércio justo e renda digna, para estes que regeneram diretamente os sistemas naturais. Na positiv.a, nós temos uma série chamada De Onde Vem, na qual mostramos como, onde e por quem nossos principais produtos da marca são produzidos.

- Publicidade -
manteiga de cupuaçu positiv.a
Foto: Reprodução YouTube | positiv.a

uso também é uma etapa muito importante. A possibilidade de reutilização e a durabilidade dos produtos deve ser levada em conta. Muitos produtos são vendidos em pouquíssima quantidade e com baixo rendimento para que se tenha uma grande margem e recompra rápida. No nosso caso, nos preocupamos não só com o uso, fazendo com que os produtos rendam, em média, 2,5 mais que os convencionais, mas também com as embalagens. Fazemos embalagens que não mudam muito a experiência de uso para que a adaptação seja simples, porém utilizamos materiais de baixo impacto como papéis reciclados com zero plástico ou plásticos reciclados retirados do meio ambiente.

Sabemos que a melhor embalagem é: não ter embalagem. Como hoje podemos, por exemplo, comprar na feira muitos alimentos e colocá-los direto em nossa ecobag. Quanto resíduo plástico poupamos indo a feira, não é mesmo?

A segunda melhor opção são as embalagens verdadeiramente compostáveis, e aí vale ficar de olho, porque algumas vêm com camadas plásticas. Mas já existem opções incríveis feitas 100% de biomassa/amido, porém – infelizmente – ainda com valor muito elevado comparada às embalagens virgens ou recicladas.

- Publicidade -
sabão de coco em pó positiv.a
Saco do sabão em pó da positiv.a é biodegradável. Foto: positiv.a

A terceira opção seria as embalagens retornáveis e reutilizáveis. Para a positiv.a, que trabalha com produtos de limpeza líquidos, esbarra-se em um grande desafio que a Anvisa impõe. Temos diversas regras que nos impossibilitam de reutilizar as mesmas embalagens para novos produtos.

As embalagens dos nossos produtos já indicam a nossa preocupação com o descarte, que deve sempre ser levado em consideração e visto como uma etapa indissociável da sustentabilidade empregada no produto. Programas de logística reversa ou embalagens recicláveis são uma ótima alternativa.

economia circular é um importante conceito nesse cenário por se concentrar na redução, reutilização, reciclagem e recuperação de materiais e produtos, criando um ciclo sustentável de recursos para que os materiais sejam aproveitados em cadeia de forma cíclica. Ela desafia a ideia de que o crescimento econômico deve estar atrelado ao aumento do consumo de recursos e destaca a importância da produção e consumo sustentável.

positiv.a nude reciclagem
Foto: Divulgação | positiv.a / Nude

Produtos bons para o planeta

Entre os benefícios dos produtos sustentáveis para o planeta estão a requisição de menos recursos naturais em sua produção, por serem fabricadas de forma mais equilibrada com o meio ambiente, livres de processos pesados. Isso ajuda a preservar recursos valiosos, como água, minerais, preservação do solo e da vida selvagem, além de contribuir para a geração de renda de pequenos produtores e incentivar a economia local.

Estes produtos contribuem também com a redução de resíduos, os produtos rapidamente biodegradáveis e livres de petróleo se decompõem facilmente na natureza, eles ajudam a reduzir a quantidade de lixo nos aterros sanitários, oceanos e em outros ambientes naturais, diferentemente dos produtos que não são biodegradáveis, que ficam por centenas, ou até milhares, de anos ocupando espaço e poluindo o ambiente.

produtos positiv.a
Foto: positiv.a

Os produtos sustentáveis ainda promovem o consumo consciente, por levarem mais transparência e informações sobre sua origem e impacto ambiental no rótulo, isso ajuda os consumidores a tomar decisões mais responsáveis e a apoiar empresas que adotem práticas sustentáveis.

Os benefícios para as pessoas que consomem esses artigos são muitos, por serem produzidos com base vegetal os produtos não geram alergias respiratórias ou de contato, são livres de resíduos químicos e podem ser manipulados por toda família, incluindo os pets. Além de preservar ainda mais a durabilidade dos vestuários e recipientes. A água usada para limpeza desses materiais também pode ser reutilizada para limpar áreas externas e para regar plantas.

rega planta
Foto: Pixabay

Em um mundo onde os recursos naturais estão se esgotando, as mudanças climáticas se intensificam e a desigualdade social persiste, sabemos que a sustentabilidade é uma necessidade urgente para uma boa qualidade de vida neste planeta. Minha conexão com a natureza é muito forte, moro em Paraty e acordo frequentemente agradecendo por termos ainda ar e água limpos, e pela oportunidade que tenho de levar para a casa das pessoas mais saúde e natureza.

Acredito muito no poder do coletivo para promover grandes mudanças no mundo e a reflexão que quero deixar é essa, se conecte com a natureza e comece mudanças pequenas no seu dia a dia. Os benefícios são imensos!

Marcella Zambardino positiv.a
Marcella Zambardino. Foto: positiv.a

Este artigo foi escrito por Marcella Zambardino, Diretora de Impacto e cofundadora da positiv.a, empresa de produtos de limpeza e autocuidado ecológicos, certificada pelo Selo B desde 2017, a empresa já reciclou mais de 54 toneladas de plástico e gerou mais de R$2,3M de renda para pequenos produtores. Além de ser reconhecida como uma das 10 startups mais conscientes pelo Movimento Capitalismo Consciente Brasil.